17 de jul de 2015

CRIANÇAS OBESAS

Bom dia pessoal,
na semana passada estava no RS e li uma reportagem no jornal local publicando alguns dados a respeito de uma pesquisa realizada na cidade de São Leopoldo, que pertence a região metropolitana de Porto Alegre. Assim, resolvi que este seria o tema do post de hoje.

A pesquisa foi baseada em um guia publicado pelo Ministério da Saúde, os Guia Alimentar de Como ter uma Alimentação Saudável, nesta foi constatado que de uma amostra de 847 estudantes do primeiro ano, ou seja, crianças entre 7 e 8 anos, 38,7% já apresentavam excesso de peso. Gente, este percentual é muuuuuuuito alto!!! Além disto, disto, a pesquisa também revelou um ponto que sempre falo aqui, que atrelado ao padrão de alimentação de cada estudante, o conhecimento da mãe é importante para a qualidade do que é servido aos pequenos. Assim, é necessário divulgar cada vez mais a necessidade e a importância de uma alimentação saudável deste cedo!



Tendo disto isto, o Guia Alimentar (o primeiro foi publicado em 2006 e em 2014 este teve uma revisão, coloquei no link para que possam acessar e ler na íntegra) faz um resumo de 10 Passos para uma Alimentação Saudável, onde estas representam uma síntese do guia para a população brasileira. Assim, segue abaixo um resumão e, vocês irão notar, que estamos "batendo nesta tecla" aqui no blog há um bom tempo!
  • Passo 1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
  • Passo 2. Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
  • Passo 3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
  • Passo 4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
  • Passo 5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
  • Passo 6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.
  • Passo 7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
  • Passo 8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
  • Passo 9.  Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
  • Passo 10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

Listados os passos, agora vem as outros resultados PREOCUPANTES do estudo: 
  • NENHUM escolar atingiu o Passo 7, que recomenda evitar , no dia a dia, consumo de refrigerantes sucos industrializados, biscoitos doces e recheados doces e outras guloseimas.
  • Somente 2%, atingiram o Passo 6, que preconiza evitar o consumo de alimentos de alimentos gordurosos e frituras.
  • Somente 10% dos escolares atingiram o Passo 10, que recomenda que a criança seja ativa fisicamente e evite ficar muitas horas na frente da TV ou dos games.
  • Somente 37,8% da amostra estava em conformidade com o Passo 3, que indica o consumo diário de fritas e verduras.
  • Mas nem tudo é péssimo (tem uma noticia boazinha), 97% atingiram o Passo 4, cuja recomendação é ingerir arroz e feijão todos os dias.


É gente, a coisa esta feia, se as coisas não começarem a mudar logo,
logo o futuro será bem pesado!






Nenhum comentário:

Postar um comentário