29 de mai de 2015

PERIGO ESCONDIDO: AS BEBIDAS AÇUCARADAS

Olá novamente... indo contra a conversa saudável da semana passada em que falei sobre as vantagens em se consumir vegetais, hoje vou falar das bebidas açucaradas, e elas estão cheinhas de um “ingrediente” altamente viciante e  prejudicial a nossa saúde: o açúcar!
E vocês, mamães sabem muito mais que eu que cada vez mais os pediatras e médicos em geral estão tentando excluir o açúcar por mais tempo possível da alimentação dos seus bebês. O que muitas vezes pode ser um pouco difícil, por mais que vocês, papais e mamães, estejam tentando acertar, nossos pais e avós não aprenderam deste jeito e acabam indo contra o que estamos tentando fazer pela alimentação dos pequenos. 
Fonte.


O açúcar está na mira de médicos e nutricionistas tanto quanto a gordura trans, a gordura saturada e o sódio. Para ter ideia dos perigos relacionados a ele, seu consumo deve ser controlado da mesma maneira que o álcool e o tabaco, segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA). Mas, calma lá, ele não precisa ser totalmente banido da dieta! Como eu sempre falo: o exagero é que deve ser evitado.
Colocando um dado que me chocou: no Brasil no final do século 19, o consumo médio anual, por pessoa, era de dois quilos de açúcar. Adivinhem quanto é hoje? São 37! Péssima notícia!!

E por quê o açúcar faz mal?
O que todos já sabem é que o açúcar tem muitas calorias, vazias de nutrientes, o que é um grande responsável para o aumento de peso. Além disto, quem come muitos produtos de confeitaria ou sorvetes, num exemplo, naturalmente, deixa de comer alimentos saudáveis, prejudicando a nutrição do organismo. A consequência é um sistema imunológico debilitado.
Resultados de muitos trabalhos realizados, nestas últimas décadas, têm demonstrado que o perigo do açúcar vai muito além de engordar e estragar a silhueta tão querida. Primeiro porque, só o fato de aumentar a gordura corporal, principalmente a abdominal, já pode desencadear inúmeras disfunções, segundo, por ser um grande agravante no processo de aceleração do envelhecimento e por fim e mais perigoso, é que pode causar até câncer e se tornar um vicio, o que não é nada difícil. O açúcar em excesso desencadeia ou agrava qualquer inflamação que esteja ocorrendo no organismo. Também inibe os hormônios de crescimento, levando o corpo a envelhecer de maneira mais acelerada.
Resumindo, o consumo excessivo de açúcar pode provocar: OBESIDADE, DIABETES TIPO 2, CÂNCER , PROBLEMAS CARDÍACOS, ENVELHECIMENTO PRECOCE, FALHAS NA MEMÓRIA entre muitos outros problemas. Estes motivos são suficientes para vocês repensarem a ingestão de açúcar?

Achei este quadro bem legal e ele ilustra a quantidade de açúcar adicionado as bebidas industrializadas (lembrando que não é somente o refrigerante que é o vilão da história), sendo assim fica obvio que muito do açúcar eu consumimos esta “disfarçado” como ingrediente principal em muitas preparações. Resumo do quadro: façam seus pequenos beberem água! Muuuita água!!


Como não podia faltar, achei legal citar algumas táticas para minimizar o consumo de açúcar, obviamente nem sempre é suficiente, mas ajudam bastante, e para mim tem funcionado!!

Priorize a ingestão de alimentos naturais, como as frutas.
Elas também têm açúcar na sua composição, mas elas também possuem outros nutrientes que as tornam mais saudáveis que um doce. Um exemplo disso são as fibras, que deixam o processo de absorção do açúcar mais lento, evitando picos e ajudam o nosso intestino a funcionar corretamente.

Consulte os rótulos dos produtos.
Os componentes aparecem na ordem em que são mais utilizados (sou completamente adepta deste item). Evite os que contêm o açúcar entre os primeiros itens listados. E atenção: o ingrediente pode aparecer com outros nomes, como glicose, frutose, sacarose, melaço...

Prefira os carboidratos complexos (integrais) aos refinados.
Eles possuem baixo índice glicêmico e, portanto, também evitam o excesso de açúcar no sangue.

Mexa-se.
Assim o açúcar ingerido é queimado e não se transforma em gordura estocada. Mas o fato de você e seus pequenos serem ativos não abre precedência para o exagero, combinado? Mantenha a família na linha!!

Mais uma vez espero que tenham gostado!







Um comentário:

  1. Um perigo mesmo o tanto de açucár que elas consomem balas, pirulitos e os sucos e refrigerantes, é preciso estar atento. Bjs saudades

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