1 de mai de 2015

BANIDOS PARA SEMPRE

Olá...
hoje resolvi escrever, novamente, sobre alguns alimentos PERIGOSÍSSIMOS para a dieta dos pequenos e de toda a sua família! Assim, temos uma lista de 10 alimentos que deveríamos banir de qualquer dieta! Mas, vocês devem estar pensando...calma calma... isto não é assim tão fácil!! Concordo plenamente! Eu também estou tentando eliminá-los, vocês devem conhecer o ditado: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Pois é mais ou menos isto, acredito que de tanto ouvirmos falar mal, um dia conseguiremos dizer um sonoro NÃO a todos eles! E, tem mais, quando menos presentes na dieta das suas crianças, menos elas terão o hábito e a necessidade de ingeri-los!

A maioria destes é ingerido por questões de :rapidez, praticidade e sabor, muito sabor. Deste modo. esses são apenas alguns dos atributos de alimentos que estão na boca do povo, mas deveriam estar bem longe da mesa, já que possuem um alto potencial prejudicial à saúde. Normalmente, estas comidas são ricas em gorduras, sódio e/ou açúcar, dando um empurrãozinho em problemas como hipertensão, diabetes, obesidade, doenças cardíacas e renais, principalmente se forem consumidas com frequência.

Sendo assim, vamos começar mais uma listinha:
  1. REFRIGERANTES - Uma nova pesquisa americana apontou que refrigerantes e bebidas ricas em açúcar podem acelerar o envelhecimento tanto quanto fumar. Segundo os pesquisadores, além de engordar, essas bebidas aceleram a velocidade com que as células envelhecem. No caso das bebidas “zero”, o problema está na maior quantidade de sódio da fórmula, que quase triplica, em relação à versão regular.
  2. MACARRÃO INSTANTÂNEO - Ele pode ser rápido e fácil de preparar, entretanto há uma questão que é motivo para preocupações e faz com que ele não seja tão inocente quanto parece, pois o este tipo de macarrão faz mal por conter muito sódio e também gordura, o que é um perigo para a saúde, principalmente para a dos hipertensos!
  3. BISCOITOS RECHEADOS - Essa tão deliciosa guloseima contém muito açúcar e gordura saturada, provocando o aumento do colesterol ruim (LDL) e redução do colesterol bom (HDL), que causa as doenças cardiovasculares graves. Os aditivos que deixam elas coloridinhas, fazem mal pra caramba, estão ligados à problemas como hiperatividade e déficit de atenção. Essa guloseima é tão perigosa que já foi alvo de pesquisa científica, que descobriu que seu potencial viciante é similar ao da cocaína.
  4. SALGADINHOS INDUSTRIALIZADOS - Além de serem bastante calóricos e concentrarem quantidade considerável de gordura em uma porção de apenas 25 gramas, os salgadinhos industrializados possuem muito sódio. Se consumidos em excesso, essas guloseimas podem contribuir para problemas renais e hipertensão, entre outros problemas.
  5. EMBUTIDOS - Eles podem ser uma delícia, mas altamente prejudiciais à nossa saúde, por conter um alto teor de gordura saturada, que aumenta o colesterol e risco de doenças cardiovasculares. O sódio pode causar a hipertensão e o corante, alergias e problemas no estômago. Além de possuírem grande quantidade de nitrito e nitrato, que quando no nosso organismo tornam-se substâncias cancerígenas.
  6. SORVETES - Assim como os biscoitos recheados, os sorvetes são uma bomba de gordura e açúcar, além de não trazerem nutrientes úteis para o organismo. Para se refrescar, o melhor é consumir picolés de fruta, que são menos calóricos e podem apresentar vitaminas em sua composição.
  7. BACON - O consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão. Obviamente, o publico alvo pesquisado são os americanos, mesmo assim, o bacon é comprovadamente uma fonte de muita gordura saturada, aquela que aumenta o colesterol ruim, fazendo assim que o consumo do mesmo seja evitado.
  8. BATATA FRITA - Aperitivo amado pela maioria (siiim eu também amo, entretanto não como a de redes de fast food), a batata frita agrega um alto teor de gordura quando é submetida à alta temperatura do óleo. Na versão industrializada, o prejuízo à saúde é ainda maior, devido aos conservantes e ao sódio em excesso. Se não quiser abrir mão dela, uma forma mais saudável de preparar é usar o vegetal natural, cozinhá-lo e assar no forno. Já experimentaram as famosas batatas rusticas?? São uma delicia! Eu, ultimamente, tenho substituído por batata doce cozida e fritinha na frigideira com pouco óleo.
  9. COMIDA CONGELADA - Outra opção para os dias mais corridos, a comida congelada também faz parte da lista negra apontada pela especialista. Isso porque, segundo ela, muitos congelados costumam apresentar um índice alto de sódio, calorias, conservantes e produtos químicos. Se precisar comer algo cujo preparo seja mais rápido, talvez o melhor seja deixar comida caseira pronta no freezer, para os momentos de necessidade.
  10. TEMPEROS INDUSTRIALIZADOS - Estes temperos contém muito sódio, quando em excesso, causam a hipertensão ou piorar um problema já existente. Além do sódio eles contém glutamato monossódico, um ingrediente polêmico que divide opiniões entre os especialistas, alguns estudos mostram que nosso organismo o utiliza como transmissor de impulsos nervosos no cérebro e seu uso está associado ao Mal de Alzheimer, Parkinson, câncer e dificuldades no aprendizado.
Gente...esta lista poderia ser muito maior, já que já falamos individualmente da margarina, sal, e de outros... mas acho que para uma sexta feira este alerta já tem bastante itens. Assim, procure avaliar o consumo destes por seus filhotes, você e o restante da sua família! Se nao der para elimina-los, pelo menos faça mantenha o consumo consciente do que estão ingerindo e tentem compensar com outros alimentos de alto valor nutricional!!!

Beijos e até a próxima sexta feira!!






4 comentários:

  1. Ainda falta banir macarrão, sorvete e comida congelada. Aquelas lasanhas congeladas eu já diminui bastante mas ainda preciso cortar pela raiz. Macarrão a filha é apaixonada e sorvete só não tomo mais pelo frio que é essa cidade, rs. Mas gostei do post, a conscientização é o melhor
    Beijos

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    1. Oi! Pois é, difícil mesmo! No feriado não resisti as famosas batatas fritas do Outback!! Mas a consciência pesou depois, pois como tu mesmo disse: tanto minha mente como meu corpo já sabem o mal que eles podem fazer!
      Beijao

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  2. Olá!!!!!!!!!
    Realmente, algumas coisas são difíceis para agente se livrar, como por exemplo o biscoito recheado que as crianças tanto gostam.
    Mas temos que nos esforçar para dar uma alimentação saudável para nossa família.
    Adorei o post.
    Beijo

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  3. Que bom que gostou Lilian! E é aquilo que sempre falamos: quanto menos apresentar estes alimentos aos nossos filhos menos será normal para eles ingerirem! Ontem mesmo vi uma menina no supermercado com o pai agarrada a uma embalagem de bolacha recheada, chegou a doer no meu coração! Mas brincadeiras a parte, aos poucos conseguiremos!
    Boa semana

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