29 de mai de 2015

PERIGO ESCONDIDO: AS BEBIDAS AÇUCARADAS

Olá novamente... indo contra a conversa saudável da semana passada em que falei sobre as vantagens em se consumir vegetais, hoje vou falar das bebidas açucaradas, e elas estão cheinhas de um “ingrediente” altamente viciante e  prejudicial a nossa saúde: o açúcar!
E vocês, mamães sabem muito mais que eu que cada vez mais os pediatras e médicos em geral estão tentando excluir o açúcar por mais tempo possível da alimentação dos seus bebês. O que muitas vezes pode ser um pouco difícil, por mais que vocês, papais e mamães, estejam tentando acertar, nossos pais e avós não aprenderam deste jeito e acabam indo contra o que estamos tentando fazer pela alimentação dos pequenos. 
Fonte.


O açúcar está na mira de médicos e nutricionistas tanto quanto a gordura trans, a gordura saturada e o sódio. Para ter ideia dos perigos relacionados a ele, seu consumo deve ser controlado da mesma maneira que o álcool e o tabaco, segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA). Mas, calma lá, ele não precisa ser totalmente banido da dieta! Como eu sempre falo: o exagero é que deve ser evitado.
Colocando um dado que me chocou: no Brasil no final do século 19, o consumo médio anual, por pessoa, era de dois quilos de açúcar. Adivinhem quanto é hoje? São 37! Péssima notícia!!

E por quê o açúcar faz mal?
O que todos já sabem é que o açúcar tem muitas calorias, vazias de nutrientes, o que é um grande responsável para o aumento de peso. Além disto, quem come muitos produtos de confeitaria ou sorvetes, num exemplo, naturalmente, deixa de comer alimentos saudáveis, prejudicando a nutrição do organismo. A consequência é um sistema imunológico debilitado.
Resultados de muitos trabalhos realizados, nestas últimas décadas, têm demonstrado que o perigo do açúcar vai muito além de engordar e estragar a silhueta tão querida. Primeiro porque, só o fato de aumentar a gordura corporal, principalmente a abdominal, já pode desencadear inúmeras disfunções, segundo, por ser um grande agravante no processo de aceleração do envelhecimento e por fim e mais perigoso, é que pode causar até câncer e se tornar um vicio, o que não é nada difícil. O açúcar em excesso desencadeia ou agrava qualquer inflamação que esteja ocorrendo no organismo. Também inibe os hormônios de crescimento, levando o corpo a envelhecer de maneira mais acelerada.
Resumindo, o consumo excessivo de açúcar pode provocar: OBESIDADE, DIABETES TIPO 2, CÂNCER , PROBLEMAS CARDÍACOS, ENVELHECIMENTO PRECOCE, FALHAS NA MEMÓRIA entre muitos outros problemas. Estes motivos são suficientes para vocês repensarem a ingestão de açúcar?

Achei este quadro bem legal e ele ilustra a quantidade de açúcar adicionado as bebidas industrializadas (lembrando que não é somente o refrigerante que é o vilão da história), sendo assim fica obvio que muito do açúcar eu consumimos esta “disfarçado” como ingrediente principal em muitas preparações. Resumo do quadro: façam seus pequenos beberem água! Muuuita água!!


Como não podia faltar, achei legal citar algumas táticas para minimizar o consumo de açúcar, obviamente nem sempre é suficiente, mas ajudam bastante, e para mim tem funcionado!!

Priorize a ingestão de alimentos naturais, como as frutas.
Elas também têm açúcar na sua composição, mas elas também possuem outros nutrientes que as tornam mais saudáveis que um doce. Um exemplo disso são as fibras, que deixam o processo de absorção do açúcar mais lento, evitando picos e ajudam o nosso intestino a funcionar corretamente.

Consulte os rótulos dos produtos.
Os componentes aparecem na ordem em que são mais utilizados (sou completamente adepta deste item). Evite os que contêm o açúcar entre os primeiros itens listados. E atenção: o ingrediente pode aparecer com outros nomes, como glicose, frutose, sacarose, melaço...

Prefira os carboidratos complexos (integrais) aos refinados.
Eles possuem baixo índice glicêmico e, portanto, também evitam o excesso de açúcar no sangue.

Mexa-se.
Assim o açúcar ingerido é queimado e não se transforma em gordura estocada. Mas o fato de você e seus pequenos serem ativos não abre precedência para o exagero, combinado? Mantenha a família na linha!!

Mais uma vez espero que tenham gostado!







22 de mai de 2015

COMO NÃO AMAR OS VEGETAIS??

Olá!!

Hoje resolvi aproveitar uma notícia que tem aparecido bastante na internet e afins para lembrá-las de vários motivos para amar os vegetais e incluí-los na alimentação diária da sua família e dos filhotes! Os motivos eu tirei de um cartaz fixado na parte das frutas, legumes e hortaliças da rede Eataly. São Paulo ganhou no dia 19/05 a primeira loja da rede italiana na América Latina. O estabelecimento, que tem mais de 25 unidades no mundo, como em Nova York e Tóquio, une supermercado, restaurantes e escola de culinária, todos baseados no conceito de “slow food”.

O conceito do Eataly (isto não é jaba, como costumam dizer, é só uma explicação para quem ão ouviu falar) é reunir alimentos italianos de qualidade, além de produtos locais selecionados. Os clientes podem tanto comprar para comer em casa quanto sentar em algum dos restaurantes espalhados pela loja. Cada um deles serve um tipo de prato, como peixe, massa, carne, vegetariano ou sorvete, entre outras opções. A promessa da loja é que ela só cozinha o que vende (e só vende o que cozinha). Além disso, são oferecidos cursos pagos de degustação ou culinária. Há um espaço reservado para as aulas.

Tendo deixado claro alguns pontos vamos ao que realmente gostaria de falar, os motivos:

Fonte:Arquivo pessoal.
  1. Sua mãe tinha razão: os vegetais fazem bem para a saúde! Minha mãe nos obrigada a comer todos o dias verduras e legumes durante o almoço (fora as frutas ao longo do dia), agora eu sinto muita falta se não tem uma saladinha na hora do almoço!!
  2. Vegetais frescos são deliciosos e cheios de sabor. E possuem muitas fibras, o que fazem nosso intestino funcionar direitinho!
  3. Consuma os vegetais da estação: são melhores e mais baratos. E muito mais saborosos!!
  4. Um vegetal de qualidade é melhor e custa só um pouco a mais. E muito menos que qualquer alimento industrializado.
  5. Escolha os vegetais de de bons agricultores, que não usam aditivos químicos. 
  6. Existem milhares de formas diferentes de preparar os vegetais. Mais do que qualquer outro alimento. Sendo assim, se sua família não gosta de comer cenoura crua, talvez goste dela refogada, como massa, em sufles e etc.
  7. Não tempere demais se for comer cru, se for comer cozido não passe do ponto e use pouco sal. Vamos tentar fugir dos molhinhos nas saladas, das verduras moles de tão cozidas (adoro as verdurinhas "al dente") e do excesso de sal!!!
  8. Vegetais te deixam mais feliz, como não amar algo que é tão gostoso, tão colorido e te faz tão bem? Viva os pratos coloridos!! Lembram das cinco cores no prato e também que comemos com os olhos primeiro??

E aí? Concordam? Consegui convencê-las mais um pouquinho?

Bjos e até a próxima sexta feira.




15 de mai de 2015

"TERCEIRIZAÇÃO" DOS FILHOS

Bom dia, já é sexta feira e, semana passada, acabei esquecendo de desejar a todas vocês um feliz dia das mães. Assim, aproveitando este assunto, e um fato que tenho observado muito desde que estou morando aqui no nordeste não vamos falar de alimentação hoje.

Pois é, as cenas que têm me incomodado muito ultimamente são os pais delegarem os cuidados dos filhos quase que exclusivamente às babás! Elas estão presentes em horários que eu julgava serem de responsabilidade dos pais: durante a noite, em jantares em restaurantes, no domingo no parque (cheguei a ver babas cuidando das crianças enquanto as mães/pais estavam entretidos com seus celulares, cachorros ou casais de amigos)...

Com isto, primeiramente gostaria de perguntar: você é mesmo a mãe dos seus filhotes??? Com esta pergunta, não estou querendo ofender ninguém ou criticar a maneira que escolhem criar seus filhos, entendo que nao deve ser nada fácil, e uma ajudinha (independente de quem venha) é sempre bem vinda. Apenas estou querendo chamar a atenção para uma questão muito importante: já ouviram falar no termo "terceirização" para a criação dos filhos?

É cada vez mais comum encontrar babás, sendo algumas altamente qualificadas, assumindo praticamente todas as responsabilidades pelos cuidados com um filho que não é delas, desde a saída da maternidade. Além disto, o fenômeno não se restringe às classes mais altas. Trabalho demais e o trânsito caótico têm roubado momentos preciosos de convivência entre pais e filhos, em todos os setores da sociedade.

Com os tempos atuais vemos muita necessidade de mudança na criação dos pequenos, na nossa época era muito mais comum que as avós e tias cuidavam das crianças quando as mães precisavam trabalhar. A novidade dos tempos atuais é ter pessoas estranhas à família exercendo esse papel. Porém, segundo os especialistas, o envolvimento afetivo das crianças com suas cuidadoras não é necessariamente um problema. Afinal, é importante que, na primeira infância, as crianças tenham a oportunidade de desenvolver vínculos afetivos sólidos com um adulto, seja ele parente ou não.


Pode ser fácil identificar uma criança que está pedindo mais tempo de convívio com os pais, pois normalmente, ela gruda neles assim que chegam em casa. Ou, então, exige um monte de coisas e não se satisfaz com nada. Acorda seguidamente à noite, que é quando ela sabe que os pais estão em casa. Há também crianças que apresentam franca rejeição aos pais ou ainda um forte apego à babá (meu marido me contou um caso que a criança ficou muito doente depois que a baba decidiu tirar um mês de férias após anos de cuidado direto).

Assim, um caminho é estabelecer com a babá uma parceria que garanta momentos de privacidade só entre a criança e seus pais. Sempre que possível, os pais devem destinar à ajudante o maior número possível de funções operacionais, ou seja, que tenham relação com a criança, mas não necessariamente impliquem contato direto com ela. Mas o importante mesmo é valorizar o tempo livre com a criança. Deste modo, quando chegar em casa, desligue TV, celular e Facebook e crie um tempo de convívio com o seu filho, reserve algumas horas na sua agenda só para ele!!!

Espero que tenham gostado mais uma vez!!

Até a próxima sexta!!





8 de mai de 2015

LEI TRANSGENICOS

Bom dia!!

Antes de começar o assunto desta semana, quer perguntar para vocês se sabem o que este símbolo quer dizer? Ou melhor, já viram ele estampado em alguma embalagem?

 

Pois é, a maioria não sabe e este é o assunto de hoje: transgênicos! Resolvi abordar este assunto, depois que a Câmara dos Deputados aprovou dia 28 de abril o projeto que acaba com a exigência de afixar o símbolo de transgenia nos rótulos de produtos geneticamente modificados (OGM) destinados a consumo humano. O texto modifica a Lei 11.105/2005 que determinava a obrigação da informação em todos os produtos destinados a consumo humano que contivessem ou fossem produzidos com OGM (organismos geneticamente modificados) ou derivados, por exemplo, milho, soja, arroz, óleo de soja e fubá. De acordo com o projeto, o aviso aos consumidores somente será obrigatório nas embalagens dos alimentos que apresentarem presença de organismos transgênicos “superior a 1% de sua composição final, detectada em análise especifica”.

Mas afinal, o que é um transgênico?
Por definição, transgênico é um ser vivo que recebeu um gene de outra espécie animal ou vegetal. O gene inserido pode vir de outra planta ou mesmo de outra espécie completamente diferente. A planta resultante dessa inserção passa a ser denominada "geneticamente modificada", ainda que todas as culturas sejam modificadas geneticamente a partir de seu estado silvestre original: por domesticação, seleção ou cruzamentos controlados por grandes períodos de tempo.O grande salto da engenharia genética (que possibilitou o aparecimento dos transgênicos) começou no final da década de 70 com a manipulação do código genético, que permite a indução de uma célula a realizar uma função para a qual ela não estava programada.

Prós e contras
Na discussão entre os cientistas, principais defensores dos transgênicos, e as organizações de defesa do meio ambiente, são levantados alguns pontos que ainda não possuem um resultado científico conclusivo. Alguns países, como o Japão, rejeitam fortemente a entrada desses alimentos, enquanto que outros países asiáticos, norte e sul-americanos permitem a comercialização destes. Seguem alguns deles:
  • Prós
Pelo que se conhece até aqui, a favor dos transgênicos, pesa a melhor adaptação às mais diferentes características de solo e variação de temperaturas. Ou seja, as culturas geneticamente modificadas são mais resistentes que as tradicionais. Como resultado, a agricultura poderia aumentar a produção a custos menores. Aliado à isto, o uso de herbicidas, inseticidas e outros agrotóxicos pode diminuir com o uso dos transgênicos, já que eles tornam possível o uso de produtos químicos corretos para o problema.
  • Contra
Ainda sem estudos conclusivos quanto aos riscos à saúde e ao meio-ambiente, pesa contra os transgênicos a possibilidade de se plantarem grandes áreas de monocultura, com poucas variedades da mesma espécie. Também acredita-se que junto com as pragas e ervas daninhas que buscam eliminar,os transgênicos possam prejudicar populações benéficas à agricultura, como animais e outras plantas. Outra preocupação manifestada é em relação à utilização de plantas transgênicas prende-se com a possível polinização cruzada entre estas espécies com as existentes na natureza ou com culturas não modificadas. Por último, existem várias informações contraditórias lançadas (ou a falta delas) de diversos setores quanto aos potenciais danos que os organismos transgênicos possam provocar nos seus consumidores.

Resumindo, sem querer causar polêmica, existe uma completa falta de informação em relação a este assunto e, sejamos francas, o ser humano (estou falando principalmente de nós qui no Brasil) tem um problema sério de planejamento a longos prazos e, para mim, é evidente que os danos deste tipo de cultura não serão evidentes para a nossa geração!

Portanto, mais uma vez fique atenta ao que seus pequenos e toda a sua família estão consumindo! É aquilo que estamos cansadas de ouvir: quanto menos industrializado um alimento melhor!

Bom findi para vocês!!!



1 de mai de 2015

BANIDOS PARA SEMPRE

Olá...
hoje resolvi escrever, novamente, sobre alguns alimentos PERIGOSÍSSIMOS para a dieta dos pequenos e de toda a sua família! Assim, temos uma lista de 10 alimentos que deveríamos banir de qualquer dieta! Mas, vocês devem estar pensando...calma calma... isto não é assim tão fácil!! Concordo plenamente! Eu também estou tentando eliminá-los, vocês devem conhecer o ditado: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Pois é mais ou menos isto, acredito que de tanto ouvirmos falar mal, um dia conseguiremos dizer um sonoro NÃO a todos eles! E, tem mais, quando menos presentes na dieta das suas crianças, menos elas terão o hábito e a necessidade de ingeri-los!

A maioria destes é ingerido por questões de :rapidez, praticidade e sabor, muito sabor. Deste modo. esses são apenas alguns dos atributos de alimentos que estão na boca do povo, mas deveriam estar bem longe da mesa, já que possuem um alto potencial prejudicial à saúde. Normalmente, estas comidas são ricas em gorduras, sódio e/ou açúcar, dando um empurrãozinho em problemas como hipertensão, diabetes, obesidade, doenças cardíacas e renais, principalmente se forem consumidas com frequência.

Sendo assim, vamos começar mais uma listinha:
  1. REFRIGERANTES - Uma nova pesquisa americana apontou que refrigerantes e bebidas ricas em açúcar podem acelerar o envelhecimento tanto quanto fumar. Segundo os pesquisadores, além de engordar, essas bebidas aceleram a velocidade com que as células envelhecem. No caso das bebidas “zero”, o problema está na maior quantidade de sódio da fórmula, que quase triplica, em relação à versão regular.
  2. MACARRÃO INSTANTÂNEO - Ele pode ser rápido e fácil de preparar, entretanto há uma questão que é motivo para preocupações e faz com que ele não seja tão inocente quanto parece, pois o este tipo de macarrão faz mal por conter muito sódio e também gordura, o que é um perigo para a saúde, principalmente para a dos hipertensos!
  3. BISCOITOS RECHEADOS - Essa tão deliciosa guloseima contém muito açúcar e gordura saturada, provocando o aumento do colesterol ruim (LDL) e redução do colesterol bom (HDL), que causa as doenças cardiovasculares graves. Os aditivos que deixam elas coloridinhas, fazem mal pra caramba, estão ligados à problemas como hiperatividade e déficit de atenção. Essa guloseima é tão perigosa que já foi alvo de pesquisa científica, que descobriu que seu potencial viciante é similar ao da cocaína.
  4. SALGADINHOS INDUSTRIALIZADOS - Além de serem bastante calóricos e concentrarem quantidade considerável de gordura em uma porção de apenas 25 gramas, os salgadinhos industrializados possuem muito sódio. Se consumidos em excesso, essas guloseimas podem contribuir para problemas renais e hipertensão, entre outros problemas.
  5. EMBUTIDOS - Eles podem ser uma delícia, mas altamente prejudiciais à nossa saúde, por conter um alto teor de gordura saturada, que aumenta o colesterol e risco de doenças cardiovasculares. O sódio pode causar a hipertensão e o corante, alergias e problemas no estômago. Além de possuírem grande quantidade de nitrito e nitrato, que quando no nosso organismo tornam-se substâncias cancerígenas.
  6. SORVETES - Assim como os biscoitos recheados, os sorvetes são uma bomba de gordura e açúcar, além de não trazerem nutrientes úteis para o organismo. Para se refrescar, o melhor é consumir picolés de fruta, que são menos calóricos e podem apresentar vitaminas em sua composição.
  7. BACON - O consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão. Obviamente, o publico alvo pesquisado são os americanos, mesmo assim, o bacon é comprovadamente uma fonte de muita gordura saturada, aquela que aumenta o colesterol ruim, fazendo assim que o consumo do mesmo seja evitado.
  8. BATATA FRITA - Aperitivo amado pela maioria (siiim eu também amo, entretanto não como a de redes de fast food), a batata frita agrega um alto teor de gordura quando é submetida à alta temperatura do óleo. Na versão industrializada, o prejuízo à saúde é ainda maior, devido aos conservantes e ao sódio em excesso. Se não quiser abrir mão dela, uma forma mais saudável de preparar é usar o vegetal natural, cozinhá-lo e assar no forno. Já experimentaram as famosas batatas rusticas?? São uma delicia! Eu, ultimamente, tenho substituído por batata doce cozida e fritinha na frigideira com pouco óleo.
  9. COMIDA CONGELADA - Outra opção para os dias mais corridos, a comida congelada também faz parte da lista negra apontada pela especialista. Isso porque, segundo ela, muitos congelados costumam apresentar um índice alto de sódio, calorias, conservantes e produtos químicos. Se precisar comer algo cujo preparo seja mais rápido, talvez o melhor seja deixar comida caseira pronta no freezer, para os momentos de necessidade.
  10. TEMPEROS INDUSTRIALIZADOS - Estes temperos contém muito sódio, quando em excesso, causam a hipertensão ou piorar um problema já existente. Além do sódio eles contém glutamato monossódico, um ingrediente polêmico que divide opiniões entre os especialistas, alguns estudos mostram que nosso organismo o utiliza como transmissor de impulsos nervosos no cérebro e seu uso está associado ao Mal de Alzheimer, Parkinson, câncer e dificuldades no aprendizado.
Gente...esta lista poderia ser muito maior, já que já falamos individualmente da margarina, sal, e de outros... mas acho que para uma sexta feira este alerta já tem bastante itens. Assim, procure avaliar o consumo destes por seus filhotes, você e o restante da sua família! Se nao der para elimina-los, pelo menos faça mantenha o consumo consciente do que estão ingerindo e tentem compensar com outros alimentos de alto valor nutricional!!!

Beijos e até a próxima sexta feira!!