24 de abr de 2015

TENTAÇÃO NAS FESTINHAS INFANTIS

Bom dia!! Antes de começar quero pedir desculpas pelo chá de sumiço que tomei. Fui para o Rio Grande do Sul na Páscoa e com tantos eventos e chimas com as amigas ficou difícil escrever! E aí, quando voltamos para o Recife, começou a função da mudança para um outro apartamento... ohhhh coisinha chata de fazer! Daí tudo saiu da rotina! Sorry meninas!

Assim, voltando a nossas conversinhas, ainda estou em pique de guloseimas e chocolates de Páscoa, assim pensei neste assuntinho, além disto, estou olhando aquele programa novo do GNT com a Fernanda Rodrigues em que ela ajuda a organizar festinhas infantis (Vcs já viram??? Vale conferir). E, acho que é bem provável que vocês sejam como eu, adoram uma festinha infantil!!! Acertei??? É muita gostosura junta, mas não estou falando dos pequenos e, sim das gordices!! Por isto, este post é direcionado principalmente a vocês mamães, ou seja, é mais um da série Mamãe Bem Cuidada!! Contuso, algumas coisinhas que colocarei, aqui valem para seus filhotes também!


Assim, como não fugir da dieta e ainda aproveitar a festinha? Tendo alguns cuidados podemos resistir a algumas das muitas tentações oferecidas.

Concentre-se nas pessoas, não na comida.
O objetivo de uma ocasião especial é reunir familiares e amigos em torno de uma celebração, por isso, aproveite para pôr a conversa em dia e entrar no espírito festivo, de preferência longe da mesa de buffet ou até de costas voltadas para ela (assim não corre o risco de petiscar inconscientemente pela noite dentro). Ao circular, mantenha as mãos ocupadas com um copo (pode ser cheio ou vazio) ou a sua clutch, dará menos jeito comer assim, por isso, irá menos vezes à mesa. Fale, dance, brique com seus filhotes, conviva mais e, coma menos!

Não vá para a festa de estômago vazio.
A técnica de não comer nada durante todo o dia para depois aproveitar ao máximo (e sem sentimentos de culpa!) a festinha do coleguinha da sua filhota, não vai correr exatamente assim. Porquê? Chegará à festa com um apetite devorador, vai provar e comer de tudo e mais alguma coisa e no final (para além dos sentimentos de culpa!) pode até sentir-se indisposto. O melhor é mesmo fazer uma refeição light antes de sair de casa – um iogurte magro, uma peça de fruta e uma fatia de queijo – para poder desfrutar da festa sem excessos! A ideia é não chegar esfomeada, nem se despedir já com uns quantos botões das calças desapertados!

Escolha sabiamente o que vai comer.
Se a festa tiver buffet, comece por avaliar todos os alimentos disponíveis e só depois escolher. Assim, procure comer os salgados de forno ou mini sanduichinhos que tem verduras nos seus recheios ou opções mais lights como queijo de búfala, ricota, frango ou atum. Além disto, vários buffets e pais preocupados estão investindo em tapioca, salgadinhos sem glúten, espetinhos que alternam tomatinhos cereja e outros (no programa do GNT que comentei, o nome é Fazendo a Festa, sempre tem várias ideias).Evite os molhos e petiscos vulgares como os amendoins, as batatas fritas e outros salgadinhos (gaste as suas calorias naquelas tentações que realmente chamam por si)! Escolha sabiamente!

Coma lentamente e saboreie bem a comida.
O primeiro passo para conseguir este feito é escolher o que pretende e colocar num prato (se puder optar, escolha um de sobremesa – quanto maior, mais enchemos!) ou mesmo num guardanapo e sentar-se. Não encha demasiado (mais vale repetir com uma porção igualmente reduzida!) e a mesma regra também se aplica aqui: cada garfada deve ser mastigada cerca de 15 vezes para ser realmente apreciada. Lembre-se: o corpo demora cerca de 20 minutos a aperceber-se de que está cheio, ou seja, quanto mais devagar comer, menos alimentos vai ingerir no mesmo período de tempo. Sendo assim, não “aspire” a comida… além de ficar mal na foto, vai parecer que esta é a sua última ceia ou a primeira em muito tempo!

Beba moderadamente.
Pois é, a água é a única coisa nessa vida que não engorda, dispense os refrigerantes, sucos açucarados ou, no caso dos eventos com a galera, drinks alcoólicos supercalóricos, invista na água para não sabotar sua dieta nas festas, aproveite para ser a pessoa que levará os amigos em casa, já que um tem que estar sem beber, que tal que seja você? É uma boa maneira de se obrigar a resistir! Uma dica, para deixar a bebida mais saborosa, adicione gelo e uma rodela de limão!

Dê uma mão ao anfitrião.
Se a festa está a ser organizada por um familiar ou amigo, aproveite para ajudar. Para além de ser um gesto bonito, vai poder participar no planeamento ou até na confecção dos pratos, escolhendo algo que se enquadre no seu regime. Assim, pode levar uns camarões salteados ou uma salada de fruta e haverá, pelo menos, um prato no buffet com o qual se poderá deliciar sem ter que contar calorias! 


Enfim, se as festinhas não forem uma rotina na sua vida, tipo todo final de semana, nada de deixar de se divertir e curtir os prazeres da vida, poi se você se alimenta corretamente e malha todo santo dia, não é uma escapadinha que vai arruinar a sua dieta, mas, se estiver precisando perder peso rápido por um motivo ou outro e não puder sair de sua dieta nas festas, ficam aí as dicas acima, ok?

Abraços e até a próxima festinha!!!


Ps.: As imagens foram baixadas do próprio site do GNT.

2 comentários:

  1. Boas dicas, na hora da festa é tanta novidade que a gente se perde!!

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  2. Oi...tens toda a razão, "comemos com os olhos"!!!!
    Beijão

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