6 de fev de 2015

HIDRATANTES E RESPECTIVAS IDADES

Olá novamente, nesta sexta feira, mais uma vez, tomei a liberdade de mudar o tema da coluna para falar de um assunto um pouquinho diferente, mas que também atinge a saúde dos pequenos e da sua família. Acho que vale a pena a abordagem do tema, já que estamos verão lembramos mais destes cuidados, mas fique sabendo que estes cuidados valem para o ano todo!! Hoje vamos conversar sobre os tipos de hidratantes e o tipo indicado para cada faixa etária, já que as alterações que podemos ter na pele com o sol e o clima, poderiam ser evitadas pelo uso do produto mais adequado.

Com isto, dizer que a pele precisa ser hidratada ao longo do tempo para manter-se macia e saudável já não é mais novidade para ninguém. O que pouca gente sabe, no entanto, é que esse tipo de cuidado deve ser realizado desde os primeiros anos de vida. Por isso, até mesmo os bebês precisam passar pelo ritual de hidratação, já que possuem uma pele mais fina e perdem água três vezes mais rápido do que uma pessoa na idade adulta.


BEBÊS (A PARTIR DE SEIS MESES)
Assim como todo tipo de pele, a dos bebês também sofre com a ação de fatores que estimulam o ressecamento cutâneo, como o sabonete e a água quente. Por isso, precisa ser hidratada uma vez por dia. IMPORTANTE: usar hidratantes específicos para os mesmos, com a finalidade de evitar irritação e alergias, já que os produtos direcionados ao público adulto contêm perfumes e diversos aditivos que podem causar irritação na pele da criança. Além disso, a concentração de ativos como a uréia, por exemplo, pode causar ardência. Os cosméticos específicos para os bebês já são hipoalergênicos e contêm menos corantes e perfume.
A partir desta idade também é indicado utilizar filtro solar adequado para os pequenos, mas apenas para crianças com mais de seis meses. Antes dessa idade, são indicadas medidas como evitar a exposição solar de 10h às 15h, e o uso de roupas para proteção.

NA INFÂNCIA
A partir dos cinco anos de idade, a oleosidade começa a aparecer, assim, hidratantes específicos e banhos menos quentes podem reduzir os problemas causados pela produção das glândulas sebáceas.
Caso a pele seja seca, é importante o uso de hidratantes próprios para a pele infantil, que é mais delicada. A utilização de protetor solar infantil (que têm maior fixação à pele e menor potencial alergênico) continua a ser necessária.

NA ADOLESCÊNCIA
Este sim é o período em que a pele costuma ser mais oleosa, a adolescência é marcada, muitas vezes, pelo surgimento de cravos e espinhas. Na prevenção da acne, é indicado o uso de sabonetes ou géis de limpeza específicos para eliminar o excesso de oleosidade, sendo importantíssima a etapa diária de limpeza da pele. Mas vale lembrar que mesmo com o desequilíbrio hormonal ser o maior contribuinte para o aparecimento da acne, a alimentação e mais hábitos de higiene podem agravar o problema. Deste modo, na duvida sempre consulte um profissional habilitado.

A PARTIR DOS 20
É nessa fase que as alterações no DNA causadas pelo sol ocorrem: as sardinhas até têm seu charme nessa época, mas são o anúncio de que as manchas e rugas estão a caminho se não proteger a pele daqui pra frente. Assim, o uso do protetor solar em todas épocas do ano é item obrigatório, além de diminuir a exposição ao sol. Nesta fase a limpeza é tão importante quanto á hidratação.

A PARTIR DOS 30
Aceitar o envelhecimento não quer dizer o fim da vaidade, mas sim cuidar que as mudanças sejam suaves e cheguem no tempo certo. Sim, pois um dia inevitavelmente você terá rugas - mas terá muito menos e muito mais tarde se usar protetor solar corretamente. Nesta idade, a esfoliação semanal começa a ser indicada assim como o uso de cremes específicos para idade.

PÓS-40
Começa a necessidade do uso de produtos mais complexos assim como a maior hidratação ao redor dos olhos.

PÓS-50
A pós-menopausa marca a diminuição considerável dos hormônios femininos, promovendo, assim, o maior ressecamento da pele. Deste modo, hidratantes mais consistentes e espessos, que contenham mais óleos e moléculas ativas, são indicados.

PARA TODA A VIDA
O filtro soldar deve ser nosso companheiro para toda a vida, independente da época do ano!!!

E uma última informação: o momento ideal para a hidratação é após o banho, já que até cinco minutos depois de sair da água, a camada mais externa da pele ainda fica umedecida, o que ajuda a selar a hidratação promovida pelo produto e a permitir que os ativos penetrem com mais facilidade e formem uma barreira capaz de impedir a perda da camada natural de gordura.

Gostaram??? Espero que sim!!!
Beijão para vcs


Um comentário:

  1. Eu amei o post. Olha só minha Alice tem pele sensível e sempre irrita com atrito das roupas, joelhos e teve um probleminha de molusco contagioso que tratei e graças a Deus ficou bem depois do tratamento, dai preciso sempre hidratar , uma vez tbm que é alégica fico de olho e uso cremes e sabonetes á base de lavandas, camomila, acções calmantes. bjs e apareça no Poesia do Bem. Que saudades da Daniela. quando volta de férias?

    ResponderExcluir