20 de fev de 2015

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS - PARTE I

Bom dia!!!

Hoje vamos começar uma nova série de posts com dicas de como conservar alimentos, seja no refrigerador, congelador ou a temperatura ambiente... a Dani está me sugerindo este assunto há muito tempo, mas acho que nem ela podia imaginar que tem tanta coisa para falarmos a respeito! Por falar em Dani, ela esta meio atarefada e não esta conseguindo escrever para o blog, outro motivo é que esta pensando em algumas novidades para o blog, assim enquanto ela esta nesta fase de planejamento eu que acompanharei vocês por aqui! Espero que não se importem e gostem muito, já que eu adoro! Sendo assim, vamos ao trabalho!


No primeiro post da série, decidi falar os alimentos que não precisam refrigeração, mas a maioria das pessoas acha que sim! Além disto, nem todos os produtos foram feitos para suportar o frio e as condições de uma geladeira, pelo contrário, em certas ocasiões o frio acelera a decomposição dos alimentos ou pode também mudar seu sabor original. Eu, particularmente, acho este tópico super importante, pois além de armazenarmos os alimentos da melhor maneira, estamos economizando espaço dentro dos nossos refrigeradores e, o mais importante nos dias de hoje, energia. Este está em itens para ajudar o entendimento! Ah, ia me esquecendo de comentar, quem vai me ajudar esta série é a Cláudia Canali, minha amiga, que além de nutricionista também trabalha em cozinhas industriais e entende muito do assunto! Escrevemos os posts em conjunto e esperamos que gostem!!

Pães
Coma-o na hora ou em até quatro dias, mas não guardado na geladeira, porque a refrigeração o resseca mais rapidamente. O refrigerador não pode ser usado, mas o congelador, para preservar aqueles pães que não serão comidos em quatro dias, é uma opção. Importante que estejam bem embalados em plástico filme ou sacos de plástico para que não haja perda de umidade. Quando for utilizar o pão congelado, pode-se colocá-lo no forno por 10min a 180ºC.
Os pães que ficarem mais sequinhos podem ser usados em torradas, brusquetas, pudim de pão, pizza de pão e o que mais a sua imaginação mandar.

Queijos secos
É comum guardar o queijo na geladeira, pois se acredita que isto fará com que o queijo fique mais conservado. Dependendo do tipo de queijo, a geladeira pode ser um erro, pois pode mudar o sabor e tornar o queijo mais insosso. Queijos secos como o parmesão ou algum similar, não requer refrigeração porque pode perder o sabor, como alternativa você pode usar um recipiente hermético em temperatura ambiente.

Mel de abelha
Submeter o mel a baixas temperaturas é um grave erro. O mel, graças aos seus componentes e pH se mantém em bom estado ao ar livre e fica conservado todo o tempo, bom para o consumo. Quando guardamos o mel na geladeira, o frio tende a cristalizar o açúcar e perder muitas de suas propriedades.

Azeite de oliva
O azeite de oliva na geladeira se condensa e “endurece”, toma uma forma de manteiga, e além do mais, o frio faz com que o azeite perca seu sabor. O ideal é mantê-lo em um lugar fresco e longe da luz.

Chocolate
Quando o chocolate é submetido por muito tempo a temperaturas baixas como a da geladeira, uma capa branca é formada sobre ele, o que muda o sabor. O ideal é conservar o chocolate a temperatura ambiente e longe da luz, também é aconselhável evitar guardá-lo em temperaturas altas.

Café
O café em pó deve ser colocado em recipientes hermeticamente fechados (que não entrem ar) dentro da despensa. Ao ser conservado na geladeira ele pode perder o seu aroma característico e seu sabor nutritivo, além do que, tende a absorver com facilidade o odor de outros alimentos da geladeira.

Alho
O alho é outro exemplo de alimento que se colocado em um local seco e fresco tende a ser conservado por um tempo maior. Guardá-lo na geladeira pode lhe acelerar o processo de decomposição, levando-o também a perder suas principais propriedades.

Cebola
As cebolas precisam de ventilação. O interior úmido da geladeira faz com que estraguem rapidamente, então é melhor mantê-las na despensa.

Cereais, macarrão, farinhas e açúcar.
Estes tipos de alimentos são feitos para serem conservados a temperatura ambiente, quando são submetidos a baixas temperaturas perdem suas propriedades, vitaminas, sabor e textura. Depois de abertos devem ser armazenados em potes, latas, recipientes fechados para evitar a contaminação de insetos.

Batatas
Comuns, doces ou similares, batatas não devem ser colocadas na geladeira porque o amido se transforma em açúcar e muda não só o sabor, mas a cor e a textura. Um local fresco, arejado e escuro é ideal.

Pimenta
Aberto ou fechado, o vidrinho de pimenta em conserva tem que ficar fora do refrigerador. É um alimento que dura até três anos sem porque possui ingredientes que o conservam, como vinagre e azeite.

Frutos tropicais em geral
Por serem frutas de climas quentes, a baixa temperatura da geladeira não as favorece em nada. Frutas como o abacaxi, a melancia, maracujá, abacates, bananas, entre outras frutas, não devem ser guardadas na geladeira, pois o frio acelera seu processo de decomposição, impede sua correta maturação e seu sabor natural muda, inclusive pode ser bem desagradável. Contudo, depois de cortados, devem ser refrigerados até seu consumo. Se acabou descascando uma banana ou maçã a mais do que será consumido e não quer perder essa fruta, vale colocar algumas gotas de laranja ou limão, a vitamina C presente nas frutas cítricas impedem a oxidação e as frutas não ficam escuras.

Tem algum item que esquecemos? Ou alguma que você fazia errado? Estamos aguardando a sua opinião! 


3 comentários:

  1. Luciana, o único ruim que nesse calor conservar o chocolate em temperatura ambiente é a mesma coisa que colocá-lo em banho maria para derreter, kkk.
    Mas gostei de todas as dicas
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas, como sempre aprendo por aqui, bjs

    ResponderExcluir
  3. Foi ótima esta do chocolate, eu sei que é difícil mantê-lo fora da geladeira, mas é o correto pois se não ele perde suas características. Assim que der posto mais explicações do motivo.
    Mas fico muito feliz que esteja passando informações legais.
    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir