27 de fev de 2015

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS - PARTE II

Bom dia, quem leu o post da semana passada já sabe que comecei uma série em que estamos falando sobre conservação de alimentos. Usei o verbo no plural, pois tenho uma amiga me ajudando: a Cláudia Canali, que além de nutricionista também trabalha em cozinhas industriais e entende muito do assunto. Semana passada foi a vez dos alimentos guardados à temperatura ambiente, hoje decidi antecipar o assunto dos alimentos refrigerados e congelados, com outro tópico importante: a organização e limpeza do seu refrigerador. Falo disto, pois já vi muita geladeira (como as vovós chamavam) precisando de limpeza e arrumação.

Diferentemente do que muitos pensam, a organização de uma geladeira não se trata apenas de um mero capricho. Quando os alimentos estão devidamente ordenados até mesmo a vida de quem lida com o ambiente da cozinha tende a ser facilitada. Não obstante, uma mínima organização já é capaz de reduzir em muito as chances de ocorrerem desperdícios de alimentos.


Primeiro passo – Limpando a geladeira
  • A geladeira deve ser limpa por dentro e por fora toda semana, de preferência antes de fazer as compras dos alimentos. Devemos retirar todos os alimentos de dentro, verificar o prazo de validade e guardar os alimentos mais novos no fundo e os com vencimento mais próximo na parte da frente para serem utilizados primeiro.
  • O ideal é usar uma esponja ou pano úmido com água morna e sabão neutro. Nunca utilize detergentes ou produtos que possam deixar odores na geladeira, pode-se fazer uma solução de 2 litros de água morna com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Não coloque panos ou plásticos para forrar as prateleiras da geladeira, eles dificultam a circulação do ar frio.
  • Não abra muitas vezes a porta da geladeira e não a deixe aberta por muito tempo. Organize o cardápio e retire tudo o que irá utilizar de uma só vez. Assim você evita o desperdício de energia elétrica e a variação de temperatura.
  • No caso de refrigeradores que não são frost free, será necessário também o descongelamento da camada de gelo do freezer. Para descongelar mantenha a porta da geladeira entreaberta horas antes da limpeza.

Segundo passo – A organização efetiva dos alimentos

Comece a organizar a geladeira de baixo para cima, além disso, tenha em mente que cada área da geladeira possui uma temperatura diferente. Abaixo você confere quais são os lugares mais indicados para o armazenamento de cada um dos alimentos (encontrei um esqueminha bem legal e ilustrativo).
  1. Gavetas : Na gaveta procure guardar alimentos como verduras e legumes, colocando-os antes em sacos plásticos. Isso evita que o frio do congelador queime as folhas.
  2. Primeira prateleira: Nessa região que é a que fica imediatamente acima da gaveta, procure guardar as frutas. Vale ressaltar que as macias devem ser guardadas em bandejas, ao passo que as mais consistentes podem ser armazenadas em sacos plásticos.
  3. Segunda prateleira: Procure deixar nessa área da geladeira os alimentos que serão consumidos mais rapidamente, os exemplos incluem torta, bolos e pudins. Lembre-se de guardá-los sempre em recipientes com tampas.
  4. Terceira prateleira: Ao invés de guardar os ovos na porta da geladeira (refrigerados é mais adequado, apesar do que muita gente diz), procure guardá-los na terceira prateleira. Dessa forma você evita que ele sofra oscilação de temperatura em função dos momentos em que a porta é aberta. Além disto, os ovos devem ser armazenados nos porta ovos, nas prateleiras, nunca nas embalagens de papelão ou isopor. Essa área também é indicada para guardar sobras de alimentos, que nunca devem ser guardados na geladeira nas panelas. Eles devem ser retirados da panela e armazenados em potes com tampa para evitar que peguem ou passem cheiros para os outros alimentos. Para preparações com molho e ensopados é mais interessante utilizar potes de vidro, pois são mais fáceis de lavar e não ficam manchados.
  5. Porta da geladeira: Na porta da geladeira você pode guardar compotas, ketchup, maionese, mostarda, geléia, refrigerantes em latas, caixas abertas de suco ou leite e alimentos infantis.
Sendo assim, um resumo bem simples é: A geladeira não deve ficar muito cheia de alimentos e as prateleiras não devem ser cobertas por panos ou toalhas, porque isso dificulta a circulação do ar frio. Nas prateleiras superiores armazene os alimentos preparados e prontos para consumo, nas prateleiras do meio os produtos pré-preparados e nas prateleiras inferiores, os alimentos crus.
Observações:
Alimentos enlatados: depois de abertos, alimentos como molhos de tomate, ervilha, milho, creme de leite, leite condensado, sardinha, atum, devem ser retirados da lata e colocados em embalagens fechadas com tampa.

Alimentos acondicionados em embalagem tetrapak: verificar o prazo de validade dado pelo fabricante.

Frios precisam de boa refrigeração, devem ser armazenados na parte superior da geladeira. O queijo fresco deve ser retirado da embalagem, escorrer a água e guardar em pote com tampa para não ressecar.

Os ovos não devem ser lavados, pois, ao lavá-los acaba-se retirando a sua película protetora, aumentando a porosidade da casca e facilita a entrada de bactérias. Deve-se retirar a sujeira com um pano seco ou papel toalha.

E o seu refrigerador esta em ordem??? Hehehe esperamos que sim!


Beijos e até a próxima semana.


20 de fev de 2015

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS - PARTE I

Bom dia!!!

Hoje vamos começar uma nova série de posts com dicas de como conservar alimentos, seja no refrigerador, congelador ou a temperatura ambiente... a Dani está me sugerindo este assunto há muito tempo, mas acho que nem ela podia imaginar que tem tanta coisa para falarmos a respeito! Por falar em Dani, ela esta meio atarefada e não esta conseguindo escrever para o blog, outro motivo é que esta pensando em algumas novidades para o blog, assim enquanto ela esta nesta fase de planejamento eu que acompanharei vocês por aqui! Espero que não se importem e gostem muito, já que eu adoro! Sendo assim, vamos ao trabalho!


No primeiro post da série, decidi falar os alimentos que não precisam refrigeração, mas a maioria das pessoas acha que sim! Além disto, nem todos os produtos foram feitos para suportar o frio e as condições de uma geladeira, pelo contrário, em certas ocasiões o frio acelera a decomposição dos alimentos ou pode também mudar seu sabor original. Eu, particularmente, acho este tópico super importante, pois além de armazenarmos os alimentos da melhor maneira, estamos economizando espaço dentro dos nossos refrigeradores e, o mais importante nos dias de hoje, energia. Este está em itens para ajudar o entendimento! Ah, ia me esquecendo de comentar, quem vai me ajudar esta série é a Cláudia Canali, minha amiga, que além de nutricionista também trabalha em cozinhas industriais e entende muito do assunto! Escrevemos os posts em conjunto e esperamos que gostem!!

Pães
Coma-o na hora ou em até quatro dias, mas não guardado na geladeira, porque a refrigeração o resseca mais rapidamente. O refrigerador não pode ser usado, mas o congelador, para preservar aqueles pães que não serão comidos em quatro dias, é uma opção. Importante que estejam bem embalados em plástico filme ou sacos de plástico para que não haja perda de umidade. Quando for utilizar o pão congelado, pode-se colocá-lo no forno por 10min a 180ºC.
Os pães que ficarem mais sequinhos podem ser usados em torradas, brusquetas, pudim de pão, pizza de pão e o que mais a sua imaginação mandar.

Queijos secos
É comum guardar o queijo na geladeira, pois se acredita que isto fará com que o queijo fique mais conservado. Dependendo do tipo de queijo, a geladeira pode ser um erro, pois pode mudar o sabor e tornar o queijo mais insosso. Queijos secos como o parmesão ou algum similar, não requer refrigeração porque pode perder o sabor, como alternativa você pode usar um recipiente hermético em temperatura ambiente.

Mel de abelha
Submeter o mel a baixas temperaturas é um grave erro. O mel, graças aos seus componentes e pH se mantém em bom estado ao ar livre e fica conservado todo o tempo, bom para o consumo. Quando guardamos o mel na geladeira, o frio tende a cristalizar o açúcar e perder muitas de suas propriedades.

Azeite de oliva
O azeite de oliva na geladeira se condensa e “endurece”, toma uma forma de manteiga, e além do mais, o frio faz com que o azeite perca seu sabor. O ideal é mantê-lo em um lugar fresco e longe da luz.

Chocolate
Quando o chocolate é submetido por muito tempo a temperaturas baixas como a da geladeira, uma capa branca é formada sobre ele, o que muda o sabor. O ideal é conservar o chocolate a temperatura ambiente e longe da luz, também é aconselhável evitar guardá-lo em temperaturas altas.

Café
O café em pó deve ser colocado em recipientes hermeticamente fechados (que não entrem ar) dentro da despensa. Ao ser conservado na geladeira ele pode perder o seu aroma característico e seu sabor nutritivo, além do que, tende a absorver com facilidade o odor de outros alimentos da geladeira.

Alho
O alho é outro exemplo de alimento que se colocado em um local seco e fresco tende a ser conservado por um tempo maior. Guardá-lo na geladeira pode lhe acelerar o processo de decomposição, levando-o também a perder suas principais propriedades.

Cebola
As cebolas precisam de ventilação. O interior úmido da geladeira faz com que estraguem rapidamente, então é melhor mantê-las na despensa.

Cereais, macarrão, farinhas e açúcar.
Estes tipos de alimentos são feitos para serem conservados a temperatura ambiente, quando são submetidos a baixas temperaturas perdem suas propriedades, vitaminas, sabor e textura. Depois de abertos devem ser armazenados em potes, latas, recipientes fechados para evitar a contaminação de insetos.

Batatas
Comuns, doces ou similares, batatas não devem ser colocadas na geladeira porque o amido se transforma em açúcar e muda não só o sabor, mas a cor e a textura. Um local fresco, arejado e escuro é ideal.

Pimenta
Aberto ou fechado, o vidrinho de pimenta em conserva tem que ficar fora do refrigerador. É um alimento que dura até três anos sem porque possui ingredientes que o conservam, como vinagre e azeite.

Frutos tropicais em geral
Por serem frutas de climas quentes, a baixa temperatura da geladeira não as favorece em nada. Frutas como o abacaxi, a melancia, maracujá, abacates, bananas, entre outras frutas, não devem ser guardadas na geladeira, pois o frio acelera seu processo de decomposição, impede sua correta maturação e seu sabor natural muda, inclusive pode ser bem desagradável. Contudo, depois de cortados, devem ser refrigerados até seu consumo. Se acabou descascando uma banana ou maçã a mais do que será consumido e não quer perder essa fruta, vale colocar algumas gotas de laranja ou limão, a vitamina C presente nas frutas cítricas impedem a oxidação e as frutas não ficam escuras.

Tem algum item que esquecemos? Ou alguma que você fazia errado? Estamos aguardando a sua opinião! 


13 de fev de 2015

QUANDO DOIS É DEMAIS!!

Olá... já é sexta feira novamente... e hoje vou continuar o assunto que comecei há duas semanas. No primeiro post falei sobre combinações boas de alimentos. Assim, resumindo o que acontece é que é os alimentos reagem de forma diferente dentro do nosso organismo dependendo de serem ingeridos “sozinhos ou acompanhados”. Se um determinado alimento foi ingerido sozinho ele terá uma reação “x”, se ele for ingerido com outro alimento uma reação “y”, se existir ainda um terceiro, acontecerá uma reação “z”. Estas interações podem acarretar tanto benefícios (falamos de alguns há duas semanas) quanto malefícios do ponto de vista nutricional, que será o tema de hoje.

Vamos lá então... alguns acabam meio que se sobrepondo e parecem repetições, mas resolvi comentar mesmo assim pois são combinações comuns que fazemos.

HAMBÚRGUER COM QUEIJO (PROTEÍNA + CÁLCIO)
Quanto mais queijo, maior será a briga pelo aproveitamento do ferro (do hambúrguer), do cálcio e do zinco (do queijo). Importante para o sistema imunológico, o zinco ajuda na prevenção de resfriados, gripes e outras infecções. O mesmo vale para preparos que levam creme de leite, como o estrogonofe, ou para sobremesas lácteas logo depois da ingestão do almoço com aquele bifinho gostoso!

CAFÉ COM LEITE (CAFEÍNA + CÁLCIO)
A cafeína impede a assimilação do cálcio. A absorção da caseína (proteína do leite) também fica comprometida em função da presença dos taninos do café. O ideal é consumir café e leite separadamente com um intervalo aproximado de duas horas.
O aproveitamento do cálcio será maior se o café corresponder a, no máximo, um quarto da mistura.

LEITE COM AVEIA (CÁLCIO + FIBRAS)
A absorção do cálcio presente no leite fica comprometida no preparo de vitaminas, iogurtes ou mingaus com aveia ou farelo de trigo. Esse mineral é importante para a formação dos dentes, dos ossos e das cartilagens, além de ser fundamental no combate à osteoporose. Os farelos como a aveia são ótimas fontes de fibras.
Tanto o leite quanto os farelos são mais bem aproveitados com frutas. Se a idéia for ter uma alimentação rica em cálcio, na hora de preparar uma vitamina coloque muito mais leite do que frutas.

RÚCULA COM MUSSARELA DE BÚFALA
A rúcula tem ferro e o queijo é rico em cálcio. Colocar muita rúcula aumenta as chances de o organismo não absorver nenhum dos minerais de forma adequada. Além disso, as fibras da rúcula "roubam" o cálcio do queijo.
No lugar da mussarela de búfala, opte por tofu, que, por ser feito com soja, e não com leite, não atrapalha a absorção de ferro.

HAMBÚRGUER + REFRIGERANTE (CÁLCIO/FERRO + ÁCIDO FOSFÓRICO)
Por si só estes dois alimentos já são ruim, mas vamos pensar que o hambúrguer foi feito em casa por vocês com carne moída e temperos naturais, todo seu trabalho pode ser estragado pela presença do ácido fosfórico, presente no refrigerante, que diminuiria a absorção do ferro da carne e “roubaria” o cálcio dos ossos!

ÁGUA + REFEIÇÕES
É válido lembrar que a ingestão de líquidos durante as refeições não promove a adequada absorção dos nutrientes alimentares pelo organismo. Fora que provoca uma sensação de estufamento.

Para finalizar, enquanto pesquisava encontrei um esquema interessante (já haviam me pedido para comentar este assunto, mas estou programando um post só para ela já que não é tão fácil de ser assimilada) é o de Carlos Grace, ele é o criador do Jiu-Jitsu e dedicou muito tempo de sua vida estudando a alimentação com a esperança de que ela pudesse resolver seus problemas de saúde (ele sofria de enxaquecas, pleura e gota) quando compilou seus estudos sobre alimentação acabou dando origem a Dieta Grace. A tabela mostra combinações boas/ruins de alimentos e vários exemplos dos mesmos.

Mas, você provavelmente você ficou com preguiça só de ver esta tabela. Pois é, realmente se manter saudável dá trabalho, mas calma vamos por partes. Comece eliminado os alimentos que não têm valor nutricional de sua alimentação regular antes de querer partir para a combinação alimentar. Achei estas perguntas bem legais:  Você não reserva tempo para cuidar da higiene? Dos estudos? Do trabalho? Por que não da alimentação, que é, no mínimo, tão importante quanto?


Espero que tenham gostado!!

6 de fev de 2015

HIDRATANTES E RESPECTIVAS IDADES

Olá novamente, nesta sexta feira, mais uma vez, tomei a liberdade de mudar o tema da coluna para falar de um assunto um pouquinho diferente, mas que também atinge a saúde dos pequenos e da sua família. Acho que vale a pena a abordagem do tema, já que estamos verão lembramos mais destes cuidados, mas fique sabendo que estes cuidados valem para o ano todo!! Hoje vamos conversar sobre os tipos de hidratantes e o tipo indicado para cada faixa etária, já que as alterações que podemos ter na pele com o sol e o clima, poderiam ser evitadas pelo uso do produto mais adequado.

Com isto, dizer que a pele precisa ser hidratada ao longo do tempo para manter-se macia e saudável já não é mais novidade para ninguém. O que pouca gente sabe, no entanto, é que esse tipo de cuidado deve ser realizado desde os primeiros anos de vida. Por isso, até mesmo os bebês precisam passar pelo ritual de hidratação, já que possuem uma pele mais fina e perdem água três vezes mais rápido do que uma pessoa na idade adulta.


BEBÊS (A PARTIR DE SEIS MESES)
Assim como todo tipo de pele, a dos bebês também sofre com a ação de fatores que estimulam o ressecamento cutâneo, como o sabonete e a água quente. Por isso, precisa ser hidratada uma vez por dia. IMPORTANTE: usar hidratantes específicos para os mesmos, com a finalidade de evitar irritação e alergias, já que os produtos direcionados ao público adulto contêm perfumes e diversos aditivos que podem causar irritação na pele da criança. Além disso, a concentração de ativos como a uréia, por exemplo, pode causar ardência. Os cosméticos específicos para os bebês já são hipoalergênicos e contêm menos corantes e perfume.
A partir desta idade também é indicado utilizar filtro solar adequado para os pequenos, mas apenas para crianças com mais de seis meses. Antes dessa idade, são indicadas medidas como evitar a exposição solar de 10h às 15h, e o uso de roupas para proteção.

NA INFÂNCIA
A partir dos cinco anos de idade, a oleosidade começa a aparecer, assim, hidratantes específicos e banhos menos quentes podem reduzir os problemas causados pela produção das glândulas sebáceas.
Caso a pele seja seca, é importante o uso de hidratantes próprios para a pele infantil, que é mais delicada. A utilização de protetor solar infantil (que têm maior fixação à pele e menor potencial alergênico) continua a ser necessária.

NA ADOLESCÊNCIA
Este sim é o período em que a pele costuma ser mais oleosa, a adolescência é marcada, muitas vezes, pelo surgimento de cravos e espinhas. Na prevenção da acne, é indicado o uso de sabonetes ou géis de limpeza específicos para eliminar o excesso de oleosidade, sendo importantíssima a etapa diária de limpeza da pele. Mas vale lembrar que mesmo com o desequilíbrio hormonal ser o maior contribuinte para o aparecimento da acne, a alimentação e mais hábitos de higiene podem agravar o problema. Deste modo, na duvida sempre consulte um profissional habilitado.

A PARTIR DOS 20
É nessa fase que as alterações no DNA causadas pelo sol ocorrem: as sardinhas até têm seu charme nessa época, mas são o anúncio de que as manchas e rugas estão a caminho se não proteger a pele daqui pra frente. Assim, o uso do protetor solar em todas épocas do ano é item obrigatório, além de diminuir a exposição ao sol. Nesta fase a limpeza é tão importante quanto á hidratação.

A PARTIR DOS 30
Aceitar o envelhecimento não quer dizer o fim da vaidade, mas sim cuidar que as mudanças sejam suaves e cheguem no tempo certo. Sim, pois um dia inevitavelmente você terá rugas - mas terá muito menos e muito mais tarde se usar protetor solar corretamente. Nesta idade, a esfoliação semanal começa a ser indicada assim como o uso de cremes específicos para idade.

PÓS-40
Começa a necessidade do uso de produtos mais complexos assim como a maior hidratação ao redor dos olhos.

PÓS-50
A pós-menopausa marca a diminuição considerável dos hormônios femininos, promovendo, assim, o maior ressecamento da pele. Deste modo, hidratantes mais consistentes e espessos, que contenham mais óleos e moléculas ativas, são indicados.

PARA TODA A VIDA
O filtro soldar deve ser nosso companheiro para toda a vida, independente da época do ano!!!

E uma última informação: o momento ideal para a hidratação é após o banho, já que até cinco minutos depois de sair da água, a camada mais externa da pele ainda fica umedecida, o que ajuda a selar a hidratação promovida pelo produto e a permitir que os ativos penetrem com mais facilidade e formem uma barreira capaz de impedir a perda da camada natural de gordura.

Gostaram??? Espero que sim!!!
Beijão para vcs