28 de nov de 2014

DE MALAS PRONTAS I (CRIANÇADA)...

Oie... além de já ser sexta feira, já estamos no final de novembro! E hoje decidi que não iremos falar de alimentação, pois nesta época do ano as férias escolares dos pequenos estão bem próximas e, possivelmente, a sua também! Com isto, vocês devem estar programando as tão esperadas férias da família! Assim, para ajudar na tarefa de preparar as malas para a viagem, sem esquecer de nada ou ficar com a metade das roupas sem uso durante a viagem, preparei algumas dicas e lembretes para esta tarefa, já que depois da escolha do destino e da data, das marcações do hotel e do transporte, o que só falta mesmo fazer as malas.

Depois de escolhido o destino, hospedagem e tempo de permanência, a primeira coisa e mais importante antes de arrumar a mala é fazer uma listinha com os itens que vai levar na viagem. Depois vá dando OK conforme for guardando-os na mala.

Passo dois: escolher a mala adequada para viajar. É fundamental que tenha bom espaço interno, seja prática de abrir e flexível para “encaixar só mais aquela roupinha”. Neste sentido, o design campeão, principalmente para viagens de carro, é o da velha mala de mão, de preferência de náilon. A de rodinhas também é interessante, principalmente se você precisar carregá-la por muito tempo ou for viajar de avião. Para cada criança, tente levar uma mala separada.

Além disto, é sempre importante separar uma mala/mochila pequena de mão e de fácil acesso a chamada “bolsa de conveniência”. Leve no banco do carro ou a bordo do avião uma bolsa contendo itens básicos para a criança e que você necessite acessar de maneira prática. Nesta bolsa pode ter, por exemplo, duas trocas de roupas, kit higiene, água, lanche, brinquedo e remédios. Imagine precisar de algum destes itens e lembrar que estão no porta-malas ou foram despachados na hora do embarque (nós já tivemos nossas malas extraviadas durante uma viagem e esta foi a solução até que encontrassem nossa bagagem)?
Considere os dias de estadia para planejar a quantidade de roupas. Analise quantas trocas a criança geralmente requer em um dia de rotina normal. Seja o mais realista possível, e considere trajes completos (exemplo: blusa, calça e cueca/calcinha). Depois multiplique as trocas diárias pelo total de dias da viagem. O resultado deste cálculo é uma estimativa do quanto de roupa a criança precisará.

A partir desta informação, você pode optar por levar roupas a mais ou a menos. A conta serve como uma referência, para ter uma base e saber se está levando muita roupa ou não.

Essa dica também serve para cálculo de fraldas, lembrando que você pode optar por levar poucas e comprar mais no local para onde irá, caso saiba que há essa possibilidade.

Prefira sempre as roupas práticas às roupas delicadas, que pedem muito ferro de engomar, com demasiados botões, laços ou folhos. Também tente levar peças de fácil coordenação entre si (estamos de férias, não queremos ocupar o nosso precioso tempo a escolher looks perfeitos!). Para acampamento, não se esqueça de colocar roupas "para bater".

Não esqueça:
  • Documentos da criança dentro da mala: certidão de nascimento, tipo sanguíneo, carteirinha do plano de saúde ou vacinação.
  • Lençol e toalha de banho, por questão de higiene e pelo cheiro dos produtos de limpeza usados na lavagem.
  • Sabão de coco: dá para lavar as roupinhas até na pia do banheiro em uma emergência.
  • Fraldas extras, já que elas costumam ser sempre mais caras nos destinos turísticos.
  • Sacos de TNT são fundamentais para separar sapatos do resto das roupas. Mas não se esqueça de levar também os de plástico, para colocar sungas e biquínis molhados e roupas sujas.
  • Objeto de transição, aquele que seu filho não consegue dormir sem: bicho de pelúcia, cobertor, travesseiro...
  • Kit primeiros socorros: luvas descartáveis, algodão, antitérmico, termômetro, band-aid, álcool 70%, soro para o nariz, remédio para digestão e enjôo, pomada para assadura, água oxigenada, esparadrapo, remédios de uso contínuo, repetente.
  • Kit diversão: Brinquedinhos novos são interessantes justamente por serem novidades, mas também é importante levar os brinquedos preferidos e já conhecidos dos nossos filhos. IMPORTANTE: Se vai viajar de avião, uma dica é evitar brinquedos com som para não incomodar os outros passageiros.
  • Kit alimentação: Embrulhe algumas opções de lanchinho para aquela fome que bate no meio da viagem: inclua frutas como banana ou maçãs, uma bolachinha de leite e algo para beber.

Fonte

Por último, algumas dicas de outras mamães:
  • Cheque os tamanhos das roupas e sapatos dos pequenos, principalmente se o destino tem um clima ou estação do ano diferente da temperatura à qual a família está acostumada. 
  • Verifique se é fácil encontrar fraldas, papinhas e lencinhos no local escolhido. É prudente levar um pacote de cada caso você chegue tarde da noite em um lugar desconhecido, sem dominar a língua, não precisará se preocupar em achar uma farmácia aberta.
  • Hotel, pousada, apartamento, casa alugada, não importa: seja qual for a opção escolhida, cheque se haverá berço para o bebê, se há roupa de banho e cama e principalmente em que andar fica o quarto ou apartamento. Previna-se quanto à abertura de janelas e varandas. Cheque a disponibilidade de microondas e frigobar. São uma mão na roda para esquentar um leite ou uma comidinha de emergência. 
Gostaram das dicas/lembretes? Tomara que ajude na hora de fazer as suas malas!

Espero que sim, pois ao longo do mês de dezembro e janeiro estarei postando as continuações deste post com dicas para as mamães, papais e de segurança!

Beijos e até a próxima sexta-feira!


2 comentários:

  1. e temos que nos planejar antes
    para não esquecer nada
    aqui faço uma lista

    Lindo Dia
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas. Viajo no começo do mês e sempre levo á mão uma troca de roupa toalhinha etc, mesmo a Alice tendo 8 anos , pq devido á escala ela cansa pode sentir calor, dependendo ainda dou um banho de gato hehhe, ai vai casaquinho, lanches, pq no aeroporto os preços são caríssimos heheh e alimentação é só bobagem né?

    ResponderExcluir