14 de nov de 2014

ÁGUA PARA QUE TE QUERO???

Bom dia... no post de hoje vamos falar de outro assunto mega importante: o consumo de água!!! Acho assustador aquelas pessoas que conseguem passar o dia somente com um copo de água! Hoje eu sempre ando com uma garrafinha a tiracolo, mas nem sempre fui assim, ou seja, é questão de costume!

A água no organismo humano possui grande importância, pois é a principal fonte de hidratação do corpo, proporcionando a adequação de todos os processos metabólicos do organismo, assim ela atua desde o equilíbrio da temperatura até atingir todas as células e todos os órgãos do corpo, incluindo o cérebro. Além disto, a boa hidratação infantil previne problemas intestinais e auxilia para uma melhor eliminação de excessos que o organismo apresenta. Deste modo, se possui alta relevância ao corpo de um adulto, imagine a uma criança, segue abaixo um quadro, que achei bem interessante, mostrando a quantidade de água presente no organismo humano para cada faixa etária.


Nos primeiros meses de vida, até os seis especificamente, os bebês não precisam consumir água, isso porque toda a hidratação provém do leite materno. Por isso, para que essa hidratação seja adequada, a mãe sim precisa consumir água nas proporções adequadas para um adulto, ou seja, 2 litros diários.

Para crianças acima de seis meses, que já possuem uma alimentação diferenciada ao leite materno, a água já deve ser incorporada ao seu dia-a-dia. Oferecer constantemente a bebida é muito importante, pois a criança convencionalmente não apresenta, em um primeiro momento, a vontade de ingerir o líquido. Incentivá-la a consumir ajuda a adquirir este hábito.Também é possível verificar alguns sinais que mostram que os jovens estão bem hidratados, como saliva bem fluida, língua e lábios úmidos e urina clara.

A quantidade oscila de acordo com algumas variáveis. Por exemplo: nível de atividade física praticado, idade e composição da refeição, pois existem alimentos ricos em água - frutas, como melancia e melão, por exemplo - que podem contribuir para o consumo diário. Mesmo assim, é bom ter uma quantidade em mente para tentar nos adequarmos, de acordo com a Dietary Reference Intakes (as DRIs são um grupo de 4 valores de referência de ingestão de nutrientes e vem sendo publicadas nos EUA e podem ser usadas para planejar dietas, definir rotulagem e planejar 
programas de orientação nutricionais):
  • Crianças de 1 a 3 anos devem ingerir em média 1300mL.
  • Crianças de 4 a 8 anos devem ingerir em média 1700mL.
  • De 9 a 10 anos – 2100mL.
Vale lembrar outras formas para estimular a boa hidratação dos pequenos no verão:
  1. Inclua mais frutas nas refeições principais e nos lanches, como melancia, melão, laranja e abacaxi.
  2. Aromatize a água (folhinhas de hortelã, rodelas de limão, casca de frutas, como: abacaxi, maçã, laranja).
  3. Deixe a criança preparar seus shakes de frutas e água.
  4. Coloque uma garrafinha de água na mochila da escola.
  5. As crianças imitam os adultos, principalmente os pais. Por isso, dê o exemplo e beba água, várias vezes ao dia, em frente dos seus filhos.
  6. Mantenha sempre uma garrafa de água com você, caso a crianças fique com sede na rua.
  7. Varie a oferta de líquidos. Além da água, ofereça água de coco, chá gelado e suco de fruta natural. MAS NUNCA, NUNCA MESMO OFEREÇA REFRIGERANTE!!!!!!
  8. Pode-se acrescentar essa tarefa na lista de deveres da criança, por exemplo, entre escovar os dentes, colocar os sapatos no lugar, fazer a lição de casa, pode-se incluir a tarefa beber 2 copos de água”. Atenção: essa tarefa deve ser combinada e não imposta, para não causar rejeição e associação com algo negativo pela criança. Os pais podem brincar, “sua tarefa é tomar 2 copos e a minha 4 copos”. A criança também pode cobrar os pais nessa tarefa e, ao mesmo tempo, estará prestando atenção no seu próprio consumo.

 Fonte. 

E aí, vamos começar a prestar atenção na quantidade de água que tanto os pequenos e como nós estamos ingerindo???

Beijos e até a próxima semana.


7 comentários:

  1. verdade que dicas fantástica
    além das tarefas que damos aos pequenos podemos colocar
    beber água.

    Bom Dia
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

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    1. Oi Nanda, também adorei esta idéia da tarefa quando vi!
      Beijao

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  2. Bons esclarecimentos . sempre tiveproblemas para Alice tomar água, antes ela tomava muito suco e leites com chocolate incluia como líquidos, depois que saiu da mamadeira nem um copo de suco bebia, hoje com 8 toma suco só no almoço um copo e agua é uma batalha, de manhã não come em casa então na escola leva a garrafa e vem por vezes com mesma quantidade. à tarde toma um pouquinho e ai ofereço um café com leite pra ver se ingere mais líquidos , uma batalha!

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    1. Uma batalha mesmo... concordo plenamente, mas não desista!! E tente não substituir água por outros líquidos, pois assim ela nunca vai acostumar! Quem sabe se colocar um squeeze, pois se assemelha a uma mamadeira?
      Eu, por exemplo, odeio tomar água em copos, tenho umas "500" garrafinhas no refrigerador e tomo direto nelas!
      Tomara que dê certo!
      Beijao

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    2. Sim comprei as garafinhas, leva pra escola, modelos diferentes, e tem melhorado á vista do que era antes Luciana.Obrigada pelas dicas

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  3. A coisa está bem complicada por aqui amiga. A Lara por exemplo só toma água com sabor, a Bioleve. Já tentei de tudo, mas não vai.

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

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    1. Ihhhh... Não conheço este produto (dei uma pesquisada, mas não sei se encontrei o certo) assim cuidado! Já tentou você mesmo saborizar a água com folhinhas de hortelã, rodelas de limão, casca de frutas, como: abacaxi, maçã, laranja??? Será muito mais saudável! E boa sorte e não desista!
      Beijao

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