10 de out de 2014

SUGESTÕES DE MERENDINHAS SAUDÁVEIS PARA OS PEQUENOS: PARTE I

Bom dia!!

Como nas últimas semanas falamos de alimentos não tão bons para a saúde dos pequenos, a sugestão do tema para o post desta semana também foi pedido de leitoras: lanchinhos e merendinhas saudáveis para os eles, já falamos um pouco sobre este assunto, mas vamos aprofundar um pouco mais hoje. Para o tema desta semana e da semana que vem (tinha tanta coisa para falar que deu assunto para dois posts) conversei com a nutricionista Cláudia Canali que nos deu alguma dicas de como escolher os lanchinhos.

Como sempre falo, se nos preocuparmos com o que os filhos comem na hora do lanche, dando prioridade a uma alimentação saudável na infância, há grandes chances da criança manter esses hábitos e evitar problemas de obesidade no futuro. Contudo a escolha diária do lanche da criançada não é uma tarefa das mais fáceis e, frequentemente, a praticidade e rapidez acabam falando mais alto que a qualidade, deste modo o resultado é simples: uma boa oportunidade de incentivar maus hábitos alimentares nas crianças.

A merenda escolar é importante para o desenvolvimento da criança, pois também é considerada uma refeição. Além disso, é um momento que envolve a socialização da criança com os colegas da escola e por isso deve ser preparada com muita atenção.

Precisamos lembrar que o lanche da escola é uma das refeições do dia do seu pequeno, e por isso precisa ser nutritiva da mesma forma que as outras em casa, então lembre-se nada de mandar bolachas recheadas que são cheias de açúcar e gorduras, suco de caixinhas do tipo néctar ou refrescos, esses são puro açúcar e quase nada de fruta, salgadinhos do tipo cheetos que possuem quantidade elevada de sódio, corantes e aromatizantes, achocolatados que possui açúcar em excesso, refrigerantes que dispensa comentários. Evitem industrializados em geral e como sugerido no cardápio acima dá pra mandar uma lancheira gostosa e saudável ao mesmo tempo. Lembre-se que alimentar bem seu filho também faz parte do educar.

Segundo Cláudia: “Nenhum alimento deve ser proibido, mas o consumo precisa ser consciente, mesmo se a criança for magrinha. Uma alimentação desequilibrada do ponto de vista quantitativo e/ou qualitativo, com consumo excessivo de carboidratos e gorduras, favorece a ocorrência da obesidade e pode levar, em longo prazo, a problemas crônicos, como diabetes e problemas cardiovasculares.”

Assim, uma forma de garantir a boa alimentação das crianças é mandar a lancheira já pronta e não dar o dinheiro para ela comprar o que quiser. Assim, no lugar de refrigerantes você inclui um suco, pães e biscoitos integrais no lugar dos refinados e recheados e frutas e barrinhas de cereal no lugar de chocolates e guloseimas.  E, para estimular os filhos a consumir sanduíches saudáveis e frutas da lancheira é necessário explicar a necessidade de se alimentar bem. Até por que não adianta preparar lanches saudáveis com todo o cuidado e carinho se ele vai dividir biscoitos e bolos com o colega ou se recusar a comer a sua merenda.

Assim, também temos que conversar sobre a lancheira, uma vez que os pais devem ficar atentos à mesma, sendo que ela deve ser resistente e lavável. Quanto à limpeza, a lancheira deve ser higienizada com álcool assim que chegar da escola, não dispensando a lavagem com água e sabão, no mínimo, uma vez por semana. Além disto, uma boa dica é orientar as crianças para evitar o contato da mesma direto com o chão e lavar as mãos antes do consumo dos alimentos. Em relação ao armazenamento dos alimentos, se não tiver uma opção térmica, utilize recipientes térmicos internos, sendo que os sucos ou leite têm de ficar em garrafas térmicas.

Semana que vem vamos finalizar este assunto dando as sugestões para colocarem nas lancheiras... esperamos vocês!


Esperamos que tenham gostado...nos encontramos na proxima sexta feira!!! Até lá!



4 comentários:

  1. ótimas dicas a da Isa era lavável
    mas era uma luta pra ela levar o lanche

    Linda Semana
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

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    Respostas
    1. Olá Nanda...imagino que se já era uma luta para levar o lanche imagina comê-lo!!! Mas acho que você sabe melhor que eu que a melhor política é não desistir!!
      Beijao

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  2. Amei essa postagem amiga. Dicas muito úteis para nós mamães!

    beijos
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br

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  3. Que bom que gostou... preparamos ainda mais dicas na segunda parte do post!
    Abraços

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