5 de set de 2014

LAVAGEM DE ROUPINHAS DE BEBÊS

Olá...

Tudo bem com vocês?

Depois de um mês e meio visitando o Sul, estou de volta ao Recife... mas adivinha? Voltei inspirada para as próximas semanas! Espero que gostem!

E para esta semana a sugestão veio da minha comadre Bethania, que é a mamãe da Luiza (fofura que já apareceu no blog algumas vezes!). Não somente a ideia veio dela, mas muitas das sugestões que colocarei a seguir. Assim, o post de hoje é dedicado à lavagem de roupas de bebês e crianças!

Para começar, a recomendação é que as roupinhas do bebê sejam lavadas com sabão de coco ou sabão neutro no primeiro ano de vida. O motivo é evitar o contato da pele do bebê com produtos químicos, como os perfumes e os corantes, que pode causar alergiasbrotoeja ou dermatite. Além disto, nada de amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas. E muito cuidado com produtos que se dizem especiais para lavar roupas de bebê. Normalmente eles têm perfumes e corantes e não são tão neutros quanto o sabão de coco ou o sabão neutro. 

Além disto, nenhuma roupinha deve entrar em contato com a pele dos bebês sem ter sido lavada previamente. Portanto, o ideal é lavar todo o enxoval lá pelo sétimo mês de gestação. Na realidade, não existe uma regra, mas lavar cedo demais pode acabar por empoeirar e atrair fungos e ácaros, enquanto que deixar pra lavar no fim da gravidez pode ser cansativo para a gestante ou até uma surpresa inesperada pode vir antes do tempo.

Outra sugestão, quando se tem muitas roupinhas, é ir lavando por etapas, mas deixando duas numerações prontas e limpas antes do bebe nascer (RN/PP e P), pois nunca se sabe exatamente o tamanho que o neném chegará e com quanto tempo ele deixará de usar tais peças. O restante pode ser lavado depois aos poucos.

Não há nenhuma contra-indicação em usar a máquina de lavar. Porém, para as peças mais delicadas, prefira a lavagem à mão. O mais importante é caprichar no enxágue para que não fiquem resquícios do produto no tecido. Contudo, uma vantagem de lavar as roupinhas na máquina (além da enorme praticidade) é que as roupas são mais bem enxaguadas que quando lavamos manualmente, o que elimina melhor o sabão da roupa. Para completar, a centrifugação retira bem a água, fazendo com que seque mais rápido e estrague menos que as peças torcidas à mão.

Como o processo de lavagem do recém-nascido é diferenciado, algumas mães preferem não juntar a roupa do recém-nascido com as do resto da família. Esse cuidado também ajuda a evitar que a sujeira da roupa dos adultos entre em contato com as peças do bebê.

E se você esta preocupada que terá poucas roupas para completar a máquina, não esqueça que as crianças se sujam muito nos primeiros meses e têm que trocar de roupas algumas vezes por dia e, provavelmente, o volume de roupinhas para lavar será grande.

Últimas dicas vindas da Betha e também da Dani... se você for lavar à mão, pode aproveitar a água da banheira para dar uma pré-lavada nas roupinhas. Para tirar as manchas de papinha e outras usar sabão em barra (coco) e uma escovinha e, quando não sair, pode colocar a roupa mergulhada na água com sabão de coco e deixar por algumas horas no sol. E, por último, caso fiquem resquícios de manchas amareladas nas roupinhas, cuide para que as mesmas sejam secas ao sol, que as mesmas sumirão.

Ah, ia quase me esquecendo, no início a orientação também é que se passe com ferro bem quente as roupinhas.

 Fonte: Varal da casa da Betha e da Luiza.

E ai? Gostaram? Espero que sim!!


Até a próxima sexta.


4 comentários:

  1. Muito bom, Lú!
    Lavar roupinha no início é bem gostoso, mas na hora do aperto também vale dar só uma esfregadinha e jogar na máquina, nem que seja para centrifugar! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica. lembro bem quando lavei as roupinhas da Alice enchi o varal da sogra e da vizinha hehe, não lavei sozinha, e olha foi o dia todo kkk. Tem novidades para as mulheres no blog

    ResponderExcluir
  3. Olá leitoras!!! Que bom que gostaram do post!!! Acho que muitas se identificaram, não é?
    Beijao a todas

    ResponderExcluir