26 de set de 2014

EXERCÍCIOS FÍSICOS DURANTE A GESTAÇÃO: PODE???

Bom dia!!!

O post de hoje foi sugestão da Dani... e tenho que dizer que adorei a ideia: exercícios físicos durante a gravidez! Quem me conhece sabe que sou totalmente adepta a prática de exercícios, além de ser uma ex gordinha já passei por uma fase meio tristinha na minha vida onde duas profissionais me aconselharam a fazer exercício como uma maneira de ajudar a superar aquela fase ruim, desde então procurei nunca parar. Até meu marido sabe que se estou de mau humor ele precisa me mandar para academia malhar ou correr, pois depois tudo melhora!


Até onde me lembro antigamente a prática de atividades físicas durante a gestação era considerada um tabu, consistindo na total restrição da mesma. As mulheres eram aconselhadas a ficar em repouso, o que incentivava o sedentarismo. Porém, hoje essas práticas estão mudando, já que se observa que a realização de atividades físicas durante a gestação é altamente recomendada devido aos benefícios que a mesma pode proporcionar. Assim, cada vez mais muitas mulheres, em busca de uma gravidez saudável, procuram fazer exercícios físicos.

Ao meu convite para o blog, a professora de educação física Veruska Barros (que também é mãe de duas gracinhas) me deu algumas dicas falando sobre os cuidados que a mulher deve ter para melhorar ainda mais esta fase tão legal.

Então, começando pelo básico, para qualquer pessoa a prática regular de exercícios físicos pode gerar benefícios que se manifestam por todo organismo: do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações; no caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras; com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL (o "colesterol bom"); já no campo emocional, ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.

Assim, para as futuras mamães a prática de exercícios pode gerar uma série de vantagens, pois irá facilitar a adequação às alterações que ocorrem nesse período.  A melhoria da capacidade cardiorrespiratória irá facilitas a realização das atividades domésticas e cotidianas; uma melhoria das condições musculares e esqueléticas ajudará na adaptação às mudanças posturais e no trabalho de parto. Além disso, é de extrema importância a auto-estima, a convivência com outras gestantes e os a manutenção dos sentimentos de segurança e de felicidade que podem variar devido às alterações hormonais.

Os exercícios de ginástica irão garantir o fortalecimento muscular, protegendo assim as articulações e reduzindo o risco de lesões. Poderão ajudar também na oxigenação, na circulação e no controle da respiração. Já os exercícios desenvolvidos na água favorecem o relaxamento corporal, reduzem as dores nas pernas e o inchaço dos pés e mãos.

“Apesar dos benefícios, é preciso ter certeza do bom condicionamento físico antes de partir para a academia, assim como vale lembrar que o as orientações de seu médico e o acompanhamento de um profissional é necessário até porque cada gravidez é uma gravidez”, comenta Veruska. Além disto, o ideal é que a futura mamãe pratique uma atividade prazerosa, com a qual seu organismo já está acostumado. Ou seja, se você já esta acostumada a fazer musculação não tem por que trocar pela hidroginástica, por exemplo.

Dentre as atividades físicas mais recomendadas às mulheres grávidas são: caminhadas, natação, hidroginástica, musculação, alongamento, pilates. Já os exercícios comumente proibidos são os exercícios de impacto, exercícios com risco de queda, artes marciais e aeróbio de alta intensidade.

Não se deixe de continuar os exercícios depois do parto é muito importante para que a mamãe volte o mais rápido para sua forma física ou até melhor, coloca Veruska.

Fonte: Arquivo pessoal da Veruska.

IMPOSTANTÍSSIMO: Como podem ter notado a Veruska está com 9 meses de gestação nas fotos, mas ela ressalta que  essa intensidade de treino nesta fase não é saudável para todas as mamães, sendo que isto só foi possível pois ela é uma professora treinada e tinha condicionamento para o mesmo.

Por último, gostaria de compartilhar este link... esta mamãe optou por correr durante a gravidez... pode ser que você ache um excesso, mas vale a pena assistir ate o final (infelizmente eu só consegui a versão do vídeo em inglês).

Espero que tenham gostado.

Até a próxima semana.


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Fico muito feliz que esteja ensinando algo legal!
      Bjos

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  2. A minha medica so meu autorizou apos o terceiro mês e fiz hidroginastica ate uma semana antes do parto =)

    Beijos e um lindo final de semana!

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

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    1. Aposto que deve ter feito muito bem a vocês! Já que chegastes com a hidro ate uma semana antes do parto!
      Legal saber disto!
      Abração

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  3. não so pode como deve depois dos 3 meses
    faz um bem danado
    otimo e esclarecido post

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

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