29 de ago de 2014

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS

Bom dia leitoras,

Hoje resolvi falar de um assunto em que a ideia surgiu enquanto escrevia o post da semana anterior: reaproveitamento de alimentos. Eu sou completamente contra o desperdício e resolvi começar com uma colocação que também fiz na minha dissertação de mestrado:

Estudos mostram que 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada em razão da falha no cultivo, na colheita, no transporte, no armazenamento e na comercialização. No Brasil, toneladas de alimentos que poderiam ser aproveitadas por famílias são jogadas fora todos os dias (Fonte:http://www.bancodealimentos.org.br/).

Deste modo, evitar a perda de alimentos é uma prática tanto ecológica como econômica de sustentar o meio ambiente, a cadeia alimentícia e sua família. Entretanto, a falta de conhecimento da população em geral sobre as propriedades nutricionais dos alimentos é um dos fatores que levam ao desperdício. Além da conscientização sobre o desperdício dos alimentos, a população também precisa conhecer os alimentos, pois muitas partes não convencionais dos alimentos que são vistas como lixo podem conter mais nutrientes do que as que estamos acostumados a consumir. A casca de melancia, por exemplo, contém até 3 vezes mais potássio do que a parte interna da fruta. Abaixo coloquei uma tabela que achei super informativa contendo o percentual de nutrientes contidos em partes não convencionais dos alimentos em relação à parte convencional.

Tipo
Alimento
Parte não convencional
Proteína
Carboidrato
Lipídeo
Fibras
Vit C
Cálcio
Potássio
Fósforo
Legumes e verduras
Abóbora
Casca
104% +
___
200% +
120% +
___
___
54,5% +
___
Berinjela
Casca
19.4% +
___
56.2%
29,2% +
___
___
59% +
___
Cenoura
Casca
32.4% +
___
182% +
30,6% +
___
___
169% +
___
Cenoura
Rama
306% +
___
438% +
187.4% +
___
___
___
Chuchu
Casca
71,5% +
___
9% +
207% +
___
21,4% +
___
Salsinha
Talo
___
___
181% +
___
0,64% +
12% +
___
Frutas
Abacaxi
Casca
102% +
___
203% +
151% +
61,5% +
119% +
60% +
17% +
Banana
Casca
___
___
___
106,6% +
___
Goiaba
Casca
110% +
___
___
40,5% +
___
___
___
___
Laranja
Casca
22,4% +
386% +
137 +
604% +
___
4607% +
57% +
465% +
Limão
Casca
204% +
143% +
283% +
454% +
1053% +
___
Maçã
Casca
72% +
___
312% +
242% +
102% +
___
___
___
Mamão
Casca
206% +
___
___
53% +
___
67% +
43% +
Melancia
Casca
39% +
___
___
164% +
___
388% +
___

Além da falta de informação ainda existe o preconceito. Muitos não apreciam o gosto ou a textura das cascas ou talos. Entretanto, como eu já falei antes, é tudo questão de costume e de seu filhote ser apresentado desde certo a este tipo de alimento. Esta semana mesmo, observei uma mulher de cerca de 30 anos no restaurante, ela comia somente as flores do brócolis e deixava de lado talinhos, e olha que restaurantes na maioria das vezes nem deixam os talos longos para não desagradar os clientes.

Assim, independentemente das opiniões, que podem variar, vários alimentos podem ser reaproveitados e resolvi dar algumas sugestões fáceis de fazer. Alguns destes exemplos eu aprendi com a minha mãe e que faço em casa, já outros, peguei dicas com meu compadre Vinícius que, cujo avô japonês lhe ensinou várias dicas e que, ele também usa até hoje:
  1. O arroz que sobrou de uma refeição pode virar bolinhos, arroz de forno, risotos.
  2. O feijão que sobrou também pode virar tutu, feijão tropeiro, bolinhos, virado.
  3. O caldo que sobra do cozimento dos alimentos pode ser usado para preparar o arroz, feijão, sopas, e outros pratos. A água dos legumes é rica em vitaminas e sais minerais.
  4. O pão velho pode ser transformado em torrada no forno. Experimente por com orégano e azeite ou manteiga, queijo ralado e alho. Fica saboroso e garante a torradinha da sopa no jantar!
  5. Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e vitaminas e devem ser aproveitados em refogados, no feijão, na sopa, no suco, para o preparo de suflês ou como recheio de tortas.
  6. A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes ou cristalizada para servir com o café.
  7. Cascas de frutas como a goiaba e o abacaxi podem ser usadas para preparar sucos. E ainda podem ser aproveitados batidas em liquidificador para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.
  8. As batatas não precisam ser descascadas para fazer assadas, cozidas ou purê,mas se as cascas estiverem sobrando, elas podem ser fritas em óleo quente, ou assadas, e servidas como aperitivo. Ficam deliciosas!
  9. A banana muito madura serve para fazer doce. E a casca dela também!
  10. As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas.
Gostaram? Várias dicas legais... espero que possam experimentar e que passem a utilizar.

Beijos e até a próxima sexta.

Ps.: Enquanto estava escrevendo este post, a esposa do Vinicius me deu a dica de um programa de TV: “Economizando com Jamie” sobre o mesmo assunto, ele passa no GNT e também dá umas dicas superlegais e que dão água na boca.

5 comentários:

  1. Adoro esses teus posts , nos ajudam muito a economizar e a alimentar melhor nossos filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... que otimo...se quiseres pode dar tua sugestao para proximos posts!!!

      Beijao

      Excluir
  2. Ótimas dicas. Vale a pena reaproveitar os alimentos e ainda ganhar nutricionalmente. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betha, que bom que concordas e acho que todos tem a ganhar! Bjao

      Excluir
  3. Dicas muito legais. Obrigada por compartilhar amiga =)

    Beijos

    ResponderExcluir