11 de jul de 2014

LANCHINHOS SAUDÁVEIS X LANCHINHOS NÃO TÃO SAUDÁVEIS!!

Lanchinhos saudáveis são uma grande dificuldade na alimentação infantil, ainda mais se estamos falando dos lanchinhos que devem ser levados para a escola. Assim, fica bem difícil para a mãe unir praticidade com qualidade e também é difícil a criança aceitar o que a mãe escolheu. Muitas vezes o prático não é o mais saudável, mas são o que as crianças mais adoram e esses alimentos passam a ser consumidos com mais freqüência e outros deixam de ser incorporados ao dia a dia dos pequenos. Hoje nós encontramos um grande crescimento da obesidade infantil. E, com certeza, a alimentação escolar influência muitos nisso, mas tudo tem um jeitinho, já que sempre existe um meio termo para essa dificuldade.

Abaixo fiz um quadro para comparar a lista de ingredientes de alguns lanchinhos práticos e não tão saudáveis com algumas sugestões um pouco mais adequadas. Reparem na quantidade de conservantes, aromatizantes e corantes que seus filhotes não precisariam estar ingerindo. Sei que cada vez mais as escolas, principalmente para os pequenos, têm uma nutricionista para dar uma orientada para as mamães na hora de preparar os lanchinhos, mas sei no país em que vivemos nem todos tem acesso a este tipo de serviço ou então não prestam tanta atenção, assim minha idéia com isto é lembrar que quanto mais natural o alimento mais saudável ele é. Obviamente, não precisamos ficar nos extremos, mas vamos manter um meio termo, pois afinal o equilíbrio é a melhor política!
Última coisa, no quadro coloquei lanchinhos que podem ser levados nas lancheiras para as escolas, mas para os lanches realizados em casa ou com amiguinhos ai tenho mais algumas sugestões: uma vitamina de frutas, frutas batidas com leite, pão de queijo, mini sanduíches de pãozinhos integrais+ queijo+ rúcula/alface+tomatinhos, iogurte integral + frutas picadas, milho e ovos cozidos e pois aí vai...
Espero que tenham gostado das dicas!

Beijos da Lú

Lanchinhos  "não tão saudáveis" 
Ingredientes
 Lanchinhos saudáveis
Ingredientes
Iogurte petit suisse

Leite desnatado, xarope de açúcar, preparado de morango (água, frutose, polpa de morango, cálcio, fósforo, açúcar, amido modificado, zinco, vitamina E, ferro, maltodextrina, vitamina D, acidulante ácido cítrico, espessantes goma xantana, carboximetilcelulose e goma carragena, aromatizante, conservador sorbato de potássio e corante natural carmim cochonilha), creme, cálcio, cloreto de cálcio, fermento lácteo, quimosina, estabilizantes goma guar, carboximetilcelulose, goma carragena e goma xantana.
Banana, maçã, ameixa, etc.



A própria fruta.
Bolacha recheada


Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, gordura vegetal, margarina, cacau em pó, leite em pó integral, carbonato de cálcio, amido, sal, açúcar invertido, sulfato de zinco, fermentos químicos bicarbonato de amônio, pirofosfato dissódico e bicarbonato de sódio, aromatizantes, corantes caramelo III e naturais carmim cochonila e clorofila, emulsificante lecitina de soja, umectante propileno glicol, licor de cacau e soro de leite. 
Cookie integral de aveia
Farinha de trigo integral, aveia em flocos, ovos, açúcar mascavo, mel, fermento, manteiga.
Salgadinhos


Farinha de milho fortificada com ferro e ácido fólico, óleo vegetal de palma, preparo para salgadinho com queijo parmesão (sal, soro de leite, colorífico (fubá enriquecido com ferro e ácido fólico, gordura vegetal e corante natural urucum), xarope de glucose, gordura vegetal, maltodextrina, leite integral, extrato de levedura, gordura láctea, caseinato, coentro, queijo parmesão, realçador de sabor glutamato monossódico, aromatizante, acidulante ácido láctico, regulador de mono e diglicerídeos de ácido graxos e lecitina de soja) 
Suco integral (caixinha ou colocar em garrafa térmica)


A própria fruta .
Chocolate

Açúcar, leite condensado, xarope de glicose, cacau, flocos de arroz, leite em pó integral, soro de leite em pó, açúcar invertido, gordura vegetal hidrogenada, sal, umectante glicerol, estabilizantes lecitina de soja e ricinoleato de glicerila, aromatizantes.
Banana passa (mariola sem adição de açúcar)


Banana.
Marshmallow

Marsh.torção e/ou marsh.alvorada: xarope de glicose, açúcar, água, hidrolisado de caseína em pó, amido, gelificante: gelatina, aromatizante, corantes: tartrazina, azul brilhante FCF e azorrubina. Marsh. mistura: xarope de glicose, açúcar, água, hidrolisado de caseína em pó, amido, gelificante: gelatina, aromatizante, corantes: tartrazina, amarelo crepúsculo e azorrubina. Marsh. coração: xarope de glicose, açúcar, água, hidrolisado de caseína em pó, amido gelificante: gelatina, aromatizantes e corante: vermelho 40. Marsh.branco: xarope de glicose, açúcar, água, hidrolisado de caseína em pó, amido, gelificante: gelatina e aromatizante.
Leite fermentado
Leite desnatado e/ou leite desnatado reconstituído, açúcar, glicose, fermento lácteo e aroma.
Bolo pronto

Massa: açúcar, farinha de trigo enriquecida com ferro e acido fólico, ovo, gordura vegetal, açúcar invertido, farinha de soja, sal, fermentos químicos pirofosfato acido de sódio e bicarbonato de sódio, conservador propionato de cálcio, aromatizante. Recheio: Açúcar, leite, amido modificado, cacau em pó, sal, conservador sorbato de potássio, corante inorgânico dióxido de titânio e aromatizante. 
Bolo caseiro
Farinha de trigo, açúcar, manteiga, ovos, leite, chocolate em pó,  fermento químico.
Obs.: Usei as imagens dos produtos normalmente utilizados para ilustrar o que estou querendo dizer, não quero fazer apologia (boa ou ruim) a nenhuma das marcas em questão.

2 comentários:

  1. Boas dicas de lanchinhos, por vezes a comodidade de comprar pronto sai caro na saúde da criança. bjs

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  2. muito bom Dani, pois sempre temos dúvidas em o que colocar na lancheira de nossos filhos e sabemos que uma alimentação saudável é muito importante.Parabéns pela postagem ameiiii......

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