27 de jun de 2014

IDÉIAS PARA DEIXAR A COMIDINHA MAIS SAUDÁVEL

Continuando o papo da semana passada resolvi falar de comidinhas saudáveis para os pimpolhos, já que a maioria dos pais enfrenta uma verdadeira batalha diária para incluir alimentos saudáveis nas refeições dos filhos.

Provavelmente vocês devem estar pensando que irei falar daqueles pratinhos, decorados com bichinhos e tal, que para mim são quase impossíveis de se recriar. Pensei em coisas mais básicas e andei procurando umas idéias mais plausíveis para nós “reles mortais”.

Caso não saibam, tenho uma criança grande em casa, sim meu marido, e que, com quase dois metros de altura, não come nada saudável a não ser que eu obrigue! Então vivo procurando idéias legais para fazer. Mas não pensem que sou a esposa mais prendada, pois não gosto de cozinhar, então tudo tem que ser fácil e prático.

Vamos lembrar de uma coisinha: as comidas industrializadas são saborosas e práticas, muito práticas, mas expor os filhos a grandes quantidades de conservantes, sódio, açúcar e outros componentes que elas trazem pode ser prejudicial, então sempre prefira uma fruta a uma barrinha de cereais, um suco natural a um suco de caixinha e assim por diante.

Assim, um caminho é agregar ingredientes que tornem a comida mais saudável e usar pequenos truques para tornar pratos, que fazem sucesso com o paladar infantil, mais ricos em nutrientes. Lembro que minha mãe sempre fazia tortéi em casa e, para eu e meu irmão não reclamarmos muito de ter que comer moranga, ela acrescentava carne moída dentro dos pequenos pasteizinhos, obviamente adorávamos e hoje sentimos saudades. Para meu marido, eu acrescento alguns legumes ao arroz, como cenoura e repolho cortado fininho. E quem nunca fez panquecas? Uma boa ideia é adicionar espinafre, cenoura ou beterraba a massa, além de ficar mais saudável fica muito mais colorida e, quem conseguir, pode adicionar estes legumes ao recheio. E um docinho? Você pode colocar frutas picadas dentro da gelatina, mas lembrem-se, de preferência uma que não perca muito liquido, como maça e abacaxi.

Acho interessante a ideia de pequenas adições ou substituições que não podem ser deixadas de lado e poderiam sobrar no prato no final da refeição, mas também não dá para esconder tudo, pois suas ferinhas por não perceber que estão comendo podem não aceitar estes alimentos depois em refeições que os mesmos ficam aparentes.

Mesmo não sendo muito minha praia, seguem algumas imagens de refeições legais para se fazer, e algumas com as ideias que comentei acima, e ate nós gostaríamos de um pratinho assim, pois afinal, primeiramente, comemos com os olhos.

gelatina com frutinhas






E, para finalizar, não esqueça uma coisa importante os pais são essenciais na escolha do que os filhotes irão comer, então dê exemplo e mantenha sua posição firme caso eles não gostem muito de ser saudáveis!!

Beijos da Lú


5 comentários:

  1. Eu nunca fiz panquecas. Fiquei com vontade de fazer.
    Bjocas amiga!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem legais essas ideias. Como você falou, são práticas e fáceis de incluir no dia a dia, tanto para crianças quanto para adultos. bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Tatá, espero que possa ter contribuído com algumas das dicas! Bjao

      Excluir
  3. Olá Lú!
    Realmente é difícil fazer a criançada comer legumes e verduras, mas desse jeito divertido...
    Meninóca, vim aqui agradecer sua visita carinhosa lá no meu cantinho {Segredos da Anna} e eis q encontro uma cantinho cheio de coisas bacanas, alegres e divertidas.
    Estou amando td q vejo por aqui. Parabéns!!
    Apareça ló no {Segredos} sempre q desejar. Vou adorar t6e-la sempre por lá. ;D

    ResponderExcluir
  4. Anna, ficamos muito feliz com tuas visitas e mais ainda que estamos agradando, tanto a Dani quando eu que sou nova nisto... heheh
    Pode deixar que apareceremos.
    Bjao

    ResponderExcluir