21/11/2014

DISTÚRBIOS ALIMENTARES NA ADOLESCÊNCIA

Olá!!! Já é sexta-feira e eu estou aqui novamente para falar de um assunto bem sério. Para começar vou admitir para todas vocês que eu acho ridícula aquela mulher que diz que é contra a ditadura magreza pregada pela mídia e que se diz feliz e satisfeita com o próprio corpo acima do peso!! Balela: se nos dessem a oportunidade de escolher entre um corpo magro e em forma X estar acima do peso (com "pneuzinhos", "bordas de catupiry" e roupas apertadas) eu poderia apostar qual seria a resposta de todas!!! Mas em contrapartida, não adianta de nada ser magra, definida e sarada e não ser saudável! Tendo dito isto, vamos para o tema de hoje: distúrbios alimentares. 

Os distúrbios alimentares são doenças psiquiátricas, tendo na sua origem a interação de fatores psicológicos, biológicos, familiares e socioculturais. Caracterizam-se, fundamentalmente por alterações significativas do comportamento alimentar. Ocorrem predominantemente nos países industrializados, tendo uma incidência menor nos países pouco desenvolvidos e fora do mundo ocidental, além disto, são encontrados em todas as faixas etárias, no entanto o maior número está registrado em adolescentes (eis o motivo de falarmos deste assunto hoje) e muitos daqueles que descobrem que têm um distúrbio alimentar mais tarde na vida percebe que tudo começou na sua adolescência. 

Os distúrbios alimentares podem ser classificados em dois tipos: quando você come demais e quando você come pouco. Existem muitas causas para estes distúrbios, tais como: a auto-estima, querendo caber em um grupo ou equipe, o stress, a vontade de se destacar de uma forma ou de outra e assim por diante, portanto conclui-se que os transtornos alimentares, apesar do nome, têm mais a ver com sentimentos do que com a comida.

Há três tipos de transtornos alimentares: a anorexia nervosa, a bulimia nervosa e a compulsão alimentar. Resumidamente pode-se dizer que: 
  • Anorexia: uma condição na qual a criança se recusa a comer quantidades adequadas de calorias de um medo intenso e irracional de ficar gordo. Crianças e adolescentes com anorexia têm uma imagem distorcida do corpo e vêem-se como obesos, mesmo quando eles estão perigosamente magros. Segundo o Instituto Nacional de Saúde Mental, cerca de um em cada 25 adolescentes e mulheres têm anorexia na sua vida. A maioria vai negar que eles têm um distúrbio alimentar. 
  • Bulimia: um estado em que uma criança come compulsivamente num curto espaço de tempo, sentindo-se revoltado e envergonhado depois de comer compulsivamente, retira a comida por vômito, laxantes, pílulas de dieta, diuréticos ou enemas para evitar ganho de peso. Depois de vomitar os alimentos, eles sentem-se aliviados. Como as crianças e adolescentes com anorexia, os jovens com bulimia também temem o ganho de peso e sentem-se extremamente infelizes com os seus corpos. 
  • Compulsão alimentar: é semelhante à bulimia. A ingestão descontrolada de grandes quantidades num curto espaço de tempo, até o ponto de desconforto, mas neste caso não provoca o vômito. Como resultado, eles tendem a ficar acima do peso ou obesos. 
Fonte. 

Em crianças e adolescentes, os transtornos alimentares podem se sobrepor. Por exemplo, algumas crianças alternam entre períodos de anorexia e bulimia. Uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP, que entrevistou 1.167 alunos, com esta verificou que 12,2% dos entrevistados tinham algum tipo de comportamento de risco para transtornos alimentares, como restrição alimentar, compulsão alimentar e purgação (uso de laxantes). Além disso, constatou que 31,9% deles utilizam as chamadas práticas não saudáveis para controle do peso. Entre elas estão comer pouca comida para emagrecer, usar substitutos de alimentos como shakes e suplementos, tomar remédios para tirar o apetite e mesmo fumar cigarros. 

Independente da idade, todos os distúrbios alimentares podem levar a uma série de graves problemas físicos e até morte. Se você notar qualquer coisa estranha no seu filho/a, chame o seu médico imediatamente. Os distúrbios alimentares não são superados através de força de vontade. É importante lembrar que, independente da doença, melhores resultados ocorrem quando os distúrbios alimentares são tratados em estágios iniciais. 

Por último, a coisa mais importante para uma vida saudável é comer, pois todos nós precisamos comer para manter nossas atividades diárias, independente de que fase da vida nos encontramos. Todas as funções metabólicas do nosso corpo dependem de comer, mas não é só comer e, sim, se alimentar corretamente, abusando de alimentos nutritivos e saudáveis. Portanto, é o que sempre falo: vamos prestar mais atenção no que estamos ingerindo e ensinando aos pequenos.

Mais uma vez, espero que tenham gostado!!

Beijos e até a próxima semana.


14/11/2014

ÁGUA PARA QUE TE QUERO???

Bom dia... no post de hoje vamos falar de outro assunto mega importante: o consumo de água!!! Acho assustador aquelas pessoas que conseguem passar o dia somente com um copo de água! Hoje eu sempre ando com uma garrafinha a tiracolo, mas nem sempre fui assim, ou seja, é questão de costume!

A água no organismo humano possui grande importância, pois é a principal fonte de hidratação do corpo, proporcionando a adequação de todos os processos metabólicos do organismo, assim ela atua desde o equilíbrio da temperatura até atingir todas as células e todos os órgãos do corpo, incluindo o cérebro. Além disto, a boa hidratação infantil previne problemas intestinais e auxilia para uma melhor eliminação de excessos que o organismo apresenta. Deste modo, se possui alta relevância ao corpo de um adulto, imagine a uma criança, segue abaixo um quadro, que achei bem interessante, mostrando a quantidade de água presente no organismo humano para cada faixa etária.


Nos primeiros meses de vida, até os seis especificamente, os bebês não precisam consumir água, isso porque toda a hidratação provém do leite materno. Por isso, para que essa hidratação seja adequada, a mãe sim precisa consumir água nas proporções adequadas para um adulto, ou seja, 2 litros diários.

Para crianças acima de seis meses, que já possuem uma alimentação diferenciada ao leite materno, a água já deve ser incorporada ao seu dia-a-dia. Oferecer constantemente a bebida é muito importante, pois a criança convencionalmente não apresenta, em um primeiro momento, a vontade de ingerir o líquido. Incentivá-la a consumir ajuda a adquirir este hábito.Também é possível verificar alguns sinais que mostram que os jovens estão bem hidratados, como saliva bem fluida, língua e lábios úmidos e urina clara.

A quantidade oscila de acordo com algumas variáveis. Por exemplo: nível de atividade física praticado, idade e composição da refeição, pois existem alimentos ricos em água - frutas, como melancia e melão, por exemplo - que podem contribuir para o consumo diário. Mesmo assim, é bom ter uma quantidade em mente para tentar nos adequarmos, de acordo com a Dietary Reference Intakes (as DRIs são um grupo de 4 valores de referência de ingestão de nutrientes e vem sendo publicadas nos EUA e podem ser usadas para planejar dietas, definir rotulagem e planejar 
programas de orientação nutricionais):
  • Crianças de 1 a 3 anos devem ingerir em média 1300mL.
  • Crianças de 4 a 8 anos devem ingerir em média 1700mL.
  • De 9 a 10 anos – 2100mL.
Vale lembrar outras formas para estimular a boa hidratação dos pequenos no verão:
  1. Inclua mais frutas nas refeições principais e nos lanches, como melancia, melão, laranja e abacaxi.
  2. Aromatize a água (folhinhas de hortelã, rodelas de limão, casca de frutas, como: abacaxi, maçã, laranja).
  3. Deixe a criança preparar seus shakes de frutas e água.
  4. Coloque uma garrafinha de água na mochila da escola.
  5. As crianças imitam os adultos, principalmente os pais. Por isso, dê o exemplo e beba água, várias vezes ao dia, em frente dos seus filhos.
  6. Mantenha sempre uma garrafa de água com você, caso a crianças fique com sede na rua.
  7. Varie a oferta de líquidos. Além da água, ofereça água de coco, chá gelado e suco de fruta natural. MAS NUNCA, NUNCA MESMO OFEREÇA REFRIGERANTE!!!!!!
  8. Pode-se acrescentar essa tarefa na lista de deveres da criança, por exemplo, entre escovar os dentes, colocar os sapatos no lugar, fazer a lição de casa, pode-se incluir a tarefa beber 2 copos de água”. Atenção: essa tarefa deve ser combinada e não imposta, para não causar rejeição e associação com algo negativo pela criança. Os pais podem brincar, “sua tarefa é tomar 2 copos e a minha 4 copos”. A criança também pode cobrar os pais nessa tarefa e, ao mesmo tempo, estará prestando atenção no seu próprio consumo.

 Fonte. 

E aí, vamos começar a prestar atenção na quantidade de água que tanto os pequenos e como nós estamos ingerindo???

Beijos e até a próxima semana.


12/11/2014

VIDEO DO MAKING OFF DA PAKITA

O video do making off da Pakita está lindo! Merece muitos compartilhamentos, eu quando olhei gamei no mesmo instante.

Muitas modelinhos lindas, com uma coleção incrível, mega fashion, bem do jeito que a gente gosta! Assista....

11/11/2014

LOOKINHO COM ALPARGATINHAS

Tô falando pra vocês, as alpargatas farão o maior sucesso entre as mamys e as crianças neste verão. Eu já mega aprovei esta tendencinha e agora a Lili provou e amou. Olha a expressão no rostinho dela com o presentão que recebemos da Ortopé esta semana.

O lookinho mega fofo é Sonho Mágico, que em breve deverá ter disponível na Amei Demais, as alpargatinhas são da Ortopé.

Gente, as estampas da bermuda e do sapato não combinam como deveriam, mas é a Lili que escolhe o que vai calçar, portanto ela colocou e eu disse ok.



07/11/2014

A FEBRE ANTI-GLÚTEN

Olá... já é sexta feira novamente! Hoje decidi falar sobre outro assunto que para mim também é meio, para não dizer, bastante exagero: a febre da aversão ao glúten!!!! Novamente este assunto me chamou mais a atenção depois que vim morar em Pernambuco e passamos a “conviver” diariamente com as famosas tapiocas que passaram a serem vistas mais freqüentemente nas refeições de brasileiros por todo país! Portanto este post se refere tanto ao seu filhote como a você mamãe!

No meu vocabulário, até bem pouco tempo, a palavra glúten apenas era conhecida e entendida por doentes celíacos e suas famílias, ou seja, a pessoas que não conseguiam digerir esta proteína presente no trigo, centeio e cevada e, como tal, com grandes limitações na sua alimentação diária.

Hoje em dia o glúten está na ordem do dia pelos seus eventuais efeitos nocivos para a saúde mesmo daqueles que o conseguem digerir. O glúten também tem sido visto como um vilão para quem deseja emagrecer, daí que vem parte da minha irritação com o tema. A nova sensação do momento para conquistar um corpo mais magro e ter mais disposição é a dieta sem esses alimentos, que "promete" eliminar os quilos extras excluindo da alimentação todo alimento que contenha glúten em sua composição. Contudo, essa redução de peso não se deve a restrição do glúten e sim a exclusão de diversos alimentos do seu cardápio (pizza, biscoitos, massas e pães, etc), já que excluindo esses alimentos da sua dieta, como consequência, você acabará consumindo menos calorias e poderá eliminar peso. Concordam?

Fonte: Getty Images.

Mas então, faz ou não sentido cortar radicalmente nos alimentos ricos em glúten como o pão, massas e farinhas? Faz, logicamente, mas somente para quem precisa! Apesar da prevalência de doentes celíacos no nosso país ser muito baixa (1 a 3% da população – estima-se que temos cerca de 1 doente para cada 300 pessoas), é consensual que esta doença está subdiagnosticada. Além disso, está já reconhecida uma outra forma de intolerância ao glúten – sensibilidade/intolerância ao glúten e que se traduz nos mesmos sintomas da doença celíaca (gases, desconforto abdominal, diarreia, dores cabeça, letargia, etc).

Agora, falando um pouco mais da doença celíaca: ela geralmente manifesta-se na infância, nos primeiros três anos de vida, quando há a introdução de cereais na dieta, embora também possa surgir na idade adulta.

O glúten (que está presente no trigo, cevada, centeio e aveia) pode desencadear uma série de reações e problemas no organismo das pessoas portadoras da doença, mas os sintomas variam de acordo com o paciente e a quantidade ingerida. Nas crianças, os sintomas mais comuns são desnutrição, diarreia, retardo de crescimento e distensão abdominal.

O principal tratamento para a doença celíaca é a total exclusão do glúten da dieta. Além disto, vale ressaltar, que o dano no intestino leva tempo para ser curado. Ou seja, os sintomas podem continuar mesmo depois que um alimento com glúten estiver fora do seu sistema.

Deste modo, antes de se autodiagnosticar um doente celíaco ou intolerante ao glúten, procure um profissional habilitado, como um gastroenterologista, ele sim será capaz de confirmar a presença da doença em seu organismo e também encaminhar o tratamento adequado para cada caso, sendo a restrição total ou não destes alimentos da sua alimentação ou do seu filhote.

Ah, vale lembrar que pela Legislação do Brasil todo alimento industrializado deve conter a informação se possui ou não glúten, assim fique de olho no rótulo.

Coloquei um quadro que achei bem interessante, mas lembrem-se nada de sair por aí se automedicando ou fazendo dietas malucas. Na dúvida procure sempre um profissional habilitado!


E, mais uma vez, espero que tenham gostado!


05/11/2014

ALPARGATINHAS

Mamys, neste verão teremos um modelo novo de sapato para incluir na sapateira das nossas babys meninas. Além das sapatilhas, tênis, sandálias e chinelos, as alpargatas vem da moda adulta para o universo infantil, e são uma opção bem bacana na hora de escolher o sapato da sua menina. Fácil de combinar e fresquinha como pede a estação.

Você vai ver uma variedade enorme de alpargatas nas lojas. Tem modelos como o que a Ortopé lançou (veja nas imagens) de couro com o cabedal de alpargatas mas sem a sola e palmilha feitas de corda. Tem variações mais tradicionais como os de loninha estampada costurados na palmilha de corda, e tem também aquelas opções com uma cordinha colada na lateral.... enfim a variedade é grande, e todas são alpargatas modernas! Versões atualizadas deste estilo.

Escolha a sua favorita e calce esta moda também.


04/11/2014

RONALDO FRAGA PARA CARINHOSO

Eu adoro a criatividade do estilista brasileiro Ronaldo Fraga. Tudo o que ele cria transborda alegria e brasilidade. Na coleção do estilista para Carinhoso, as estampas e modelos não negam seu fabuloso estilo. Mostro alguns modelinhos da coleção pra vocês nas imagens deste post.

A nova coleção estará disponível, a partir de novembro, nas numerações 4 ao 16, na loja virtual www.carinhosowebstore.com.br, nas lojas Carinhoso e em lojas multimarcas do segmento. 

Já é desejo total por aqui, e ai? Queremos o vestido com estampa de sapatinhos!!!! 






03/11/2014

LOJA NOVINHA QUE EU AMEI DEMAIS!!!

Agora temos lugar certo para comprar os lookinhos lindos da Sonho Mágico, o e-commerce Amei Demais é uma charmosa loja online que trabalha somente com as coleções da SM, e o mais legal de tudo é que eles comercializam praticamente toda a coleção da marca.

Quase todos os lookinhos lindos que eu mostro aqui no blog, você irá encontrar para compra por lá, isso com todas as facilidades de comprar pela internet. Para mim uma das principais é que gastamos menos tempo procurando o produto desejo.

Na loja você vai encontrar lookinhos para meninos e meninas que vestem tamanho RN até 3 aninhos, tudo bem lindo e fofinho com as qualidades da Sonho Mágico.

Recebemos da Amei Demais um lookinho super maravilhoso da coleção Sonho Mágico verão 2015, gosto sempre de avaliar a forma como as lojas enviam os produtos e percebo o carinho com que elas tratam as peças e os clientes através das embalagens.

A Amei Demais enviou o nosso lookinho embalado com todo cuidado. As peças estavam em cabides dentro de sacos plásticos e mais uma embalagem de tnt amarrado com laço de fita mimosa. Muito delicado!

Na loja tem uma variedade ótima de lookinhos, nós recebemos o lookinho da esquerda (mostro na imagem abaixo), os outros escolhi como destaque na loja para mostrar a Amei Demais a vocês.


31/10/2014

TUDO EM SEU LUGAR!

Oi oi... há cerca de um mês vi uma revista Crescer na recepção do prédio onde moro, a revista era antiga, mas peguei para dar uma olhada e procurar inspiração para algum post diferente. Assim, desde então, estou querendo falar sobre este assunto: idéias práticas para arrumar a bagunça da criançada. Posso não ter filhos ainda, mas quem me conhece sabe que adoro uma organização e, além disto, sou super metódica (traduzindo: tenho todo o tipo de método de arrumar a bagunça ou fazer limpeza)!

Bolas, bonecas, jogos, carrinhos, apitos, livros, ursinho de pelúcia… nossa muita coisa… A medida que as crianças crescem a quantidade de brinquedos e tralhas vão só aumentando e com eles a bagunça vai se instalando. E à medida que vão crescendo a tendência é que a situação se torne mais crítica, já que dificilmente os pequenos irão querer doar seus parceiros de uma vida. Assim, se a bagunça é inevitável, como organizar quarto infantil de forma que os brinquedos e demais objetos fiquem guardadinhos quando não estão sendo utilizados? Isso é uma tarefa que exige dedicação dos pais, e compromisso dos filhos, mesmo que ainda novinhos.

Pais e educadores sabem que crianças são excelentes aprendizes. E não seria diferente neste caso. Portanto, quanto mais cedo e depressa começarem a sentir gosto pela organização, mais rápido terão prazer em arrumar sua própria bagunça.

Assim, separei 10 dicas simples e fáceis para organizar os brinquedos e livros dos seus filhos. Ah, pode ser que o post é muito longo, mas é que aproveitei e coloquei muitas imagens para dar mais inspiração ainda!!

1- Invista em caixas transparentes, já que facilitam e harmonizam a organização, além de tornar o brinquedo mais atraente e facilita para as crianças acharem o que querem brincar. Uma sugestão e preenche-las com os brinquedos miúdos, como blocos de montar e bonecos em miniatura. Mesmo que seu filho não saiba ler ainda, uma outra dica é etiquetar a caixa com o nome do conteúdo da mesma.

 

Outra idéia para guardar miudezas, figurinhas e revistas é utilizar uma sapateira (transparente) suspensa atrás de uma porta, ou em sacolinhas como estas, fica uma graça! 

2- Use e abuse dos recipientes, eles são sempre uma mão na roda, podem ser usados para bichos de pelúcia e outros bonecos de tamanho médio ou grande. Para a criança achar fácil seus brinquedos, separe por cor do recipiente, isso ajuda muito na hora de guardar também. As caixas de tecido, além de serem lindas e super coloridas, são leves e fáceis de carregar.




3- Se tiver prateleiras no quarto, organize cada uma delas, usando caixas com identificação e separe pelo tipo de brinquedos (de montar, carrinhos, bonecas, bichos pelúcia etc.). Organize cada prateleira, usando caixas com identificação e separe pelo tipo de brinquedos (montar, carrinhos, bonecas, bichos pelúcia, etc). Se não tiver prateleiras e o quarto for de menino, skates podem se transformar em prateleiras super descoladas e a meninada adora.





Prateleiras também são um ótimo local para a expor a coleção de carrinhos dos seus filhotes e as mesmas podem existir no quarto do seu filho por muito tempo (esta imagem quem me forneceu foi meu primo Raul e ele hoje já é bem crescidinho!!).


4- Para organizar materiais como tintas, lápis, canetinhas, gizes de cera, pincéis, cola, etc, uma boa opção são os vasinhos coloridos para plantas ou porta talheres de plástico. Para isto, cada material deve ter um lugar específico e agrupado em categorias. Outra ideia é utilizar materiais recicláveis como latinhas e potinhos e aproveitar e fazer artesanato com seus filhotes, aposto que eles irão adorar colocar as mãos na massa!!





5- Deixe os livros sempre na altura das crianças para que elas possam ter fácil acesso. Guarde por ordem de tamanho: do maior para o menor.




6- Se seus filhos compartilham o mesmo quarto, o melhor é organizar separadamente as coisas de cada um. Use prateleiras e gavetas mais baixas para os menores e as mais altas para os maiores. Se seu filho for muito pequeno, é preferível manter os brinquedos em lugar conveniente para você pegar e guardar.



7- Aproveite o espaço existente debaixo das camas para guardar brinquedos pequenos ou o que quiser. 



8- Destine uma caixa colorida para cada um de seus filhos, de preferência grande o bastante para receber brinquedos. Quando as caixas estiverem cheias, ajude-os a separar e guardar tudo quanto for possível. É uma maneira de seus filhos ajudarem a guardar seus brinquedos de uma forma mais divertida.


9- Se o quarto for pequeno, uma ideia ótima de aproveitar o espaço aéreo e ainda deixar a decoração divertida são os ganchos. Instale alguns ganchos na parede e pendure as mochilas ou então pequenos baldinhos para guardar tranqueiras. Essa dica é também bem legal para pendurar os trabalhinhos mais legais dos seus filhos: pegue alguns grampos de roupa, cole neles uma fita dupla face e grude-os na parede ou em um varal. Agora é só expor as obras-primas dos seus filhotes, eles adoram!









10- É importante que as crianças estejam envolvidas na organização. Assim, elas já vêm como é importante deixar os brinquedos arrumados e ficam mais conscientes. Para criar excelentes hábitos de organização, envolva as crianças na tarefa desde cedo. Você pode tornar esta tarefa muito divertida: destine uma caixa colorida para cada um de seus filhos, de preferência grande o bastante para receber brinquedos.


E muuuuuuuito importante: Dê o exemplo mantendo o seu quarto arrumado e demonstre entusiasmo pela tarefa de organização, assim as crianças se contagiam.

Então, o que acharam?? Espero que tenham gostado das idéias.

Obs.: Todas as imagens foram tiradas de páginas aleatórias na internet.