19/10/2014

DOIS LOOKS E UMA SAPATILHA ROSA

Eu adoro roupa de criança com "cara" de criança. Este tipo de lookinho é sempre o meu favorito na hora de decidir com o que vou vestir minha filha.

A Elian lançou sua coleção de alto verão, e nos mandou lookinhos bem do jeitinho que gostamos. Roupinha com cara de criança bem cuidada e bem vestida! Agradecemos os presentes Elian, obrigada!!!

Os eleitos do blog neste verão são as saias e vestidos, esta é uma exigência da Lili e não minha. Todo tipo de saia com meia calça é roupa de princesa ou bailarina, virou regra, tem que usar todos os dias, mesmo se for antes de dormir.

Para fazer as fotos do look deste findi selecionamos estes dois modelitos Elian alto verão. O look 1 é composto por saia e blusinha, super fresquinho e confortável. Para combinar usamos a sapatilha rosa com lacinho da Ortopé.

No look 2, escolhemos um vestido lindo e delicado, que tem estampa de cachorrinho e golinha estilo "peter pan". Nas fotos, Olívia aparece feliz usando e vestido até o momento em que passou uma brisa geladinha. Pedi para que ela colocasse um bolero, para e repara no rostinho de quem não gostou do meu pedido! Para completar o look a Lili escolheu a sapatilha rosa da Ortopé, no momento este é o calçado favorito dela, usa ele com todos os looks e combinações.




17/10/2014

SUGESTÕES DE MERENDINHAS SAUDÁVEIS PARA OS PEQUENOS: PARTE II

Olá a todas as leitoras... esta semana vamos continuar nosso papo sobre idéias de lanchinhos saudáveis. Vale lembrar que tivemos uma nutricionista, a Cláudia Canali nos ajudando a montar as lancheiras e dando dicas de que na escolha dos lanchinhos.

Mas afinal como montar uma lancheira saudável, gostosa e prática? “Ao longo de um dia as crianças devem ser fazer três refeições principais (desjejum, almoço e jantar) intercalados com um lanche pela manhã e outro à tarde. Este lanche deve suprir de 10 a 15% do valor energético total. Para crianças de 4 a 6 anos fica em torno de 180 – 270kcal e para crianças de 7 a 10 anos, de 200-300kcal. Composto de 1 porção de carboidrato, 1 porção de proteína e 1 fruta. Sem esquecer da água, seu consumo deverá ficar entre 1 a 1,5 litros”, explica Cláudia.

Assim, segue algumas dicas que vão tornar o lanche de cada dia mais fácil:
  • Prefira pães integrais, bolos de frutas e bolachas sem recheio e, preferencialmente, integrais. Quando decidir colocar as bolachinhas, nunca coloque o pacote inteiro separe apenas algumas, de acordo com o que for adequado à idade da criança.
  • Barrinhas de cereais são uma ótima opção de carboidrato, pois oferecem vários sabores, são práticas e saudáveis. 
  • Evite sucos e achocolatados industrializados, pois os níveis de conservantes são altos. Uma boa opção são sucos caseiros congelados, pois além de nutritivos garantem a conservação e qualidade no sabor até a hora do recreio! 
  • Prefira frutas mais fáceis de comer como banana, maçã, mamão, melão, uvas. As frutas desidratadas são super práticas e uma boa pedida no lugar do doce. As frutas cortadas no dia de serem consumidas não perdem suas propriedades. A fruta também pode vir na forma de suco. Nesse caso, faça o suco em casa, garantindo assim a ausência de açúcar e conservantes. 
  • Iogurtes, leites fermentados, achocolatados, embutidos, queijos e patês costumam se estragar muito fácil colocando em risco a saúde da criança, a não ser que tenha refrigeração para as merendas até o intervalo. 
  • Geléias de fruta e queijo processado (Tipo Polenguinho) são ótimos para sanduíches, uma vez que não precisam de refrigeração. 
  • Sempre coloque uma garrafinha de água, as crianças se esquecem de se hidratar. Crianças geralmente esquecem-se de beber água, e não é bom que elas fiquem o turno inteiro da escola sem se hidratar. Assim também se cria o hábito de beber água em vez de outras bebidas adoçadas. 
  • Reservar somente um dia da semana para os lanches da cantina pode ser uma boa alternativa (meus pais faziam isto comigo), assim você pode negociar um dia na semana para as guloseimas (afinal que criança não gosta?) e de preferência no meio da semana, pois no final de semana o consumo delas é quase certo. 
  • Sempre pergunte sobre o lanche dos outros coleguinhas, pois como já falamos, pode ser que eles montem um “piquenique” com lanchinhos não tão saudáveis dos coleguinhas! 
  • Explique a importância dos alimentos saudáveis, por exemplo: “Filho, esses lanchinho vai te ajudar a ficar mais forte, mais inteligente, mais rápido e mais bonito!” 
  • Por último, não se esqueça de pedir a opinião da criança, dando-lhe várias opções gostosas e saudáveis, já que estimular os pequenos a participar na escolha e na preparação do alimento é muito importante e esse momento pode ser usado para explicar a importância de se fazer boas escolhas alimentares, comenta a nutri.
Para finalizar, montamos uma pequena lista de sugestões:
  • Mix de frutas secas e oleaginosas (em um potinho, coloque damasco, uva passa, nozes, castanhas) + iogurte de beber;
  • Bolo simples de banana + água de coco (200mL);
  • Um pacotinho individual de biscoitos integrais + maçã + suco de fruta integral (200mL);
  • Duas colheres de sopa de granola + iogurte de beber + morango picado (tudo separadinho, pra criança montar na hora do lanche);
  • 2 bisnaguinhas (de preferência a integral) com queijo branco + suco de fruta integral (200mL) ;
  • 1 porção de fruta picada com aveia + leite fermentado;
  • Biscoitos integrais ou água e sal ou cream cracker ou de leite ou maisena 9porção indicada na embalagem) + smoothie/batida de frutas (sem açúcar)
Agora, para variar no cardápio e seu filhote não ficar enjoado dos lanches seguem uma lista de opções:

BEBIDAS
Sucos de frutas
Bebidas fermentadas como Yakult
Iogurte
Achocolatado feito em casa (um dia por semana)
Água de coco

FRUTAS
Pera com casca (para não escurecer)
Maçã com casca (para não escurecer)
Banana com casca (para não escurecer)
Morangos inteiros
Cerejas inteiras
Uvas sem semente
Manga picada
Melancia picada
Melão picado
Laranja picada
Kiwi picado
Abacaxi picado
Saladinha de frutas com granola
Espetinhos de frutas variadas (corte a ponta do espeto ou faça ele com canudinho)
Frutas secas (damascos, uvas passas, maçã, abacaxi ou banana desidratada)
Oleaginosas (para crianças maiores, que mastigem bem): castanhas, nozes, amêndoas, amendoim

COMIDINHAS
Wraps (são aqueles enroladinhos de pão sírio que parecem panquecas: você coloca o recheio de sua preferência e enrola)
Polenguinho
Cookies integrais
Bisnaguinha integral com geléia
Torrada integral com geléia
Barra de cereais
Tomate cereja
Bolo caseiro
Pão de queijo caseiro puro ou recheado
Pão integral, queijo branco e cenoura ralada
Pão integral com mel ou geléia de frutas (se não for caseira, prefira as versões sem adição de açúcar)
Biscoitos de aveia e mel
Cubinhos de queijos variados
Espetinhos de queijo com tomate cereja (novamente corte a ponta do espeto ou faça ele com canudinho)
Cenoura “baby”
Granola para misturar com iogurte
Biscoito de polvilho
Mini pão francês com patê
Bolacha salgada com manteiga aromática (você mistura suas ervas preferidas na manteiga)
Pão de batata com manteiga e alecrim
Pão de forma integral com requeijão
Mini croissant com creme de ricota (você mistura a ricota e ervas com creme de leite ou iogurte)
Torradinhas com patê de ricota e manjericão
Biscoitinhos de limão
Bisnaguinhas com manteiga e queijo branco
Bolacha maisena pura ou com requeijão
Ovos de codorna
Pão de leite puro, com manteiga ou geléia
Bolachas cream cracker ou água e sal puras ou acompanhadas
Palitos de pepino
Pão de milho puro ou acompanhado
Palitos de cenoura
Bolachinhas da vovô
Torrada com polenguinho amassado ou manteiga
Pão de batata com catupiry ou requeijão
Mini croissant com peito de peru e requeijão
Bisnaguinha com queijo branco
Biscoitos sem recheio
Saladinha de legumes com cenoura baby, tomate cereja e ovos de codorna
Torta salgada feita em casa
Milho cozido e debulhado
Pipoca feita em casa

 

O que acharam? Esperamos que tenham gostado e que seja muito útil!!!


EM POMERODE, BAZAR DA KYLY, MILON E AMORA

Dica especial para as leitoras de Santa Catarina. Este final de semana tem bazar da Kyly, Milon e Amora em Pomerode, serão peças destas três marcas por precinhos ainda mais acessíveis.

14/10/2014

PARA TUDO! CONHEÇA NOSSA NOVA PARCEIRA!

Estava contando os dias para fazer esta postagem e escrever sobre as mais de mil qualidades da nossa nova marca parceira, a Pakita.

Não é preciso avaliar muito para entender que a pegada desta grife é trabalhar com moda para menina, meninas não, para princesas é uma definição mais certa!!! 

Toda coleção é feita para as mamães de menina babarem muito! Capricho na escolha dos tecidos e estampas, e composições de looks perfeitos para embelezar as meninas. Para uma amante de moda como eu esta coleção está um arraso.

Lookinho desejo do blog: Blusinha cropped+saia em tecido floral

Mesmo eu sendo uma mamys um pouco careta, daquelas que cuida muito de todos os looks que a filha usa, este lookinho lembrou a mim quando criança, ele é total anos 90! Na minha época nós chamávamos esta peça de mini blusa, hoje o look é mais fino e recebeu nome importado! É cropped na medida certa, mostra só a cor do bronzeado.

Coleção super alegre e brasileira! Amei tuuuudo!






Tem mais looks lindos no site da marca. Confere tudo AQUI.

10/10/2014

SUGESTÕES DE MERENDINHAS SAUDÁVEIS PARA OS PEQUENOS: PARTE I

Bom dia!!

Como nas últimas semanas falamos de alimentos não tão bons para a saúde dos pequenos, a sugestão do tema para o post desta semana também foi pedido de leitoras: lanchinhos e merendinhas saudáveis para os eles, já falamos um pouco sobre este assunto, mas vamos aprofundar um pouco mais hoje. Para o tema desta semana e da semana que vem (tinha tanta coisa para falar que deu assunto para dois posts) conversei com a nutricionista Cláudia Canali que nos deu alguma dicas de como escolher os lanchinhos.

Como sempre falo, se nos preocuparmos com o que os filhos comem na hora do lanche, dando prioridade a uma alimentação saudável na infância, há grandes chances da criança manter esses hábitos e evitar problemas de obesidade no futuro. Contudo a escolha diária do lanche da criançada não é uma tarefa das mais fáceis e, frequentemente, a praticidade e rapidez acabam falando mais alto que a qualidade, deste modo o resultado é simples: uma boa oportunidade de incentivar maus hábitos alimentares nas crianças.

A merenda escolar é importante para o desenvolvimento da criança, pois também é considerada uma refeição. Além disso, é um momento que envolve a socialização da criança com os colegas da escola e por isso deve ser preparada com muita atenção.

Precisamos lembrar que o lanche da escola é uma das refeições do dia do seu pequeno, e por isso precisa ser nutritiva da mesma forma que as outras em casa, então lembre-se nada de mandar bolachas recheadas que são cheias de açúcar e gorduras, suco de caixinhas do tipo néctar ou refrescos, esses são puro açúcar e quase nada de fruta, salgadinhos do tipo cheetos que possuem quantidade elevada de sódio, corantes e aromatizantes, achocolatados que possui açúcar em excesso, refrigerantes que dispensa comentários. Evitem industrializados em geral e como sugerido no cardápio acima dá pra mandar uma lancheira gostosa e saudável ao mesmo tempo. Lembre-se que alimentar bem seu filho também faz parte do educar.

Segundo Cláudia: “Nenhum alimento deve ser proibido, mas o consumo precisa ser consciente, mesmo se a criança for magrinha. Uma alimentação desequilibrada do ponto de vista quantitativo e/ou qualitativo, com consumo excessivo de carboidratos e gorduras, favorece a ocorrência da obesidade e pode levar, em longo prazo, a problemas crônicos, como diabetes e problemas cardiovasculares.”

Assim, uma forma de garantir a boa alimentação das crianças é mandar a lancheira já pronta e não dar o dinheiro para ela comprar o que quiser. Assim, no lugar de refrigerantes você inclui um suco, pães e biscoitos integrais no lugar dos refinados e recheados e frutas e barrinhas de cereal no lugar de chocolates e guloseimas.  E, para estimular os filhos a consumir sanduíches saudáveis e frutas da lancheira é necessário explicar a necessidade de se alimentar bem. Até por que não adianta preparar lanches saudáveis com todo o cuidado e carinho se ele vai dividir biscoitos e bolos com o colega ou se recusar a comer a sua merenda.

Assim, também temos que conversar sobre a lancheira, uma vez que os pais devem ficar atentos à mesma, sendo que ela deve ser resistente e lavável. Quanto à limpeza, a lancheira deve ser higienizada com álcool assim que chegar da escola, não dispensando a lavagem com água e sabão, no mínimo, uma vez por semana. Além disto, uma boa dica é orientar as crianças para evitar o contato da mesma direto com o chão e lavar as mãos antes do consumo dos alimentos. Em relação ao armazenamento dos alimentos, se não tiver uma opção térmica, utilize recipientes térmicos internos, sendo que os sucos ou leite têm de ficar em garrafas térmicas.

Semana que vem vamos finalizar este assunto dando as sugestões para colocarem nas lancheiras... esperamos vocês!


Esperamos que tenham gostado...nos encontramos na proxima sexta feira!!! Até lá!



09/10/2014

QUAL A COR DO SEU SAPATO?

A Nicole, minha sobrinha e leitorinha do blog, nos mandou fotos com um lookinho bem fofinho, e este modelito serve como dica de look confortável para usar naqueles dias em que o frio não se apresenta, e o calor não aquece nada, clima indefinido ou "meia estação" como chamamos aqui no Sul.

Nicole combinou jeans e cardigan com a maravilhosa sapatilha frente e traseiro da coleção verão Ortopé. Para destacar ainda mais ela escolheu o sapato na cor amarela.

A sapatilha vem toda perfuradinha, o que garante transpiração aos pés. Mas ai você me pergunta: Este modelo não é fresquinho demais para dias assim? Te digo o seguinte: minha filha vive com os pés quentes, usar ou não usar um modelo assim vai depender do calor que sua filha sente nos pés. Para o verão este modelo é perfeito!

07/10/2014

SELEÇÃO DE LOOKS AZUL JEANS PARA AS CRIANÇAS

O jeans é uma super tendência de moda deste verão. Ele vem variando cores e lavagens mas os tradicionais azuis são os mais vistos nas coleções de moda kids do Brasil.

Os desfiles de moda internacionais mostraram esta tendência e ela se confirmou como moda para os brasileirinhos também.

Confere algumas idéias de lookinhos das marcas que apostaram nesta modinha tão fofa!





03/10/2014

DESVENDANDO OS RÓTULOS

Bom dia!!!

Hoje resolvi escrever sobre um assunto meio batido, mas que muita gente tem dúvidas: rotulagem de embalagem de alimentos. De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), cerca de 70% dos brasileiros consultam os rótulos no momento da compra, no entanto mais da metade não compreende adequadamente o significado das informações. Sinceramente dá para escrever muita coisa sobre o assunto, dependendo do enfoque que queremos dar, mas para não ficar tão extenso resolvi colocar alguns pontos que acho importante e que espero que possa ajudar na alimentação da sua família!!

De acordo com a ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os rótulos devem apresentar o nome do produto, seu peso, identificação de origem e lote; prazo de validade, instruções sobre preparo e uso, valor calórico, informação nutricional e lista de ingredientes. Basicamente eles dizem que:
  • Origem e lote: indica quem é o fabricante, onde e quando foi produzido.
  • Prazo de validade: mostra até quando o produto está adequado para consumo.
  • Conteúdo líquido: quantidade total do produto na embalagem.
  • Informação nutricional obrigatória: é a tabela nutricional propriamente dita.
Sendo este ultimo item o que mais gera dúvidas, assim segue exemplo de uma tabela que poderia ser encontrada em um rótulo de uma embalagem de alimento, na sequencia estão as informações resumidas para ajudar a decifrar o que significa cada item da tabela nutricional.

Porção: a tabela nutricional indica as informações dos alimentos por porção, ou seja, na quantidade média que deveria ser consumida por pessoas sadias durante as refeições. Por exemplo: 1 colher de sopa de queijo ralado (10g) e 1 copo de suco (200 mL). 
Valor energético: é a quantidade de energia, medida em kcal ou KJ, que a porção irá fornecer. Alimentos com elevado valor calórico devem ser evitados, pois o excesso de calorias leva ao ganho de peso. 
Cuidado com esses nutrientes: ingerir muito açúcar simples (refinado), gordura saturada, gordura trans, colesterol aumenta o risco para desenvolver doenças crônicas como doenças do coração, alguns tipos de câncer, diabetes ou pressão alta. Assim, deve-se ingerir a menor quantidade possível desses nutrientes.
Abuse desse nutrientes: o consumo adequado de fibra alimentar, assim como de cálcio e vitaminas, melhora a sua saúde reduzindo o risco de desenvolver determinadas doenças.
Cuidado na ingestão de sódio: ver assunto abordado nos posts anteriores.
%VD (Percentual de valor diário): a tabela mostra quanto a porção daquele alimento contribui em energia e nutrientes em relação uma dieta de 2.000 calorias. Cada nutriente apresenta um valor diferente para calcular o seu %VD.
Veja os valores diários de referência:
Valor energético: 2000 kcal/8.400 kJ
Carboidratos: 300 gramas
Proteínas: 75 gramas
Gorduras totais: 55 gramas
Gorduras saturadas: 22 gramas
Fibra alimentar: 25 gramas
Sódio: 2400 miligramas
Gorduras trans: não há valor diário de referência.
Na prática, ele serve para dar uma noção se a quantidade do nutriente presente na porção é muito ou é pouco. Queremos que nutrientes como fibras, vitaminas e minerais tenham esse percentual mais alto (mais próximo a 100%) e que sódio e colesterol tenham percentual mais baixo (mais próximo a 0%), por exemplo.
Medida caseira: indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos. É uma quantidade padrão que ajuda bastante a entender e comparar as informações nutricionais, pois a maioria das pessoas não tem balança em casa para pesar os alimentos. Por exemplo: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa.
Listagem dos ingredientes: Os ingredientes são apresentados em ordem decrescente de quantidade. Isso significa que o primeiro ingrediente é o de maior quantidade, e o último, o de menor.Isso faz toda diferença em um produto. Vai escolher um achocolatado que comece por açúcar ou por cacau em pó? Um pão integral que comece por farinha de trigo integral ou farinha de trigo refinada?
Além disto, se você apresenta alguma intolerância ou alergia, verifique neste item se o alimento contém ou não a substância ou nutriente que deve evitar.
Deste modo, seguem algumas dicas que acho importantes enfatizar:
  • Alimentos industrializados devem ser consumidos com cautela, com atenção aos rótulos e levando-se em conta a integridade da embalagem, o prazo de validade e o selo de inspeção.
  • Da mesma maneira, é importante priorizar os alimentos minimamente processados, ou seja, cereais integrais, frutas, hortaliças, laticínios e carnes magras. Assim, provavelmente, quanto menor a quantidade de ingredientes menos processado ele será e, deste modo, terá uma menor quantidade de aditivos.
  • Produtos in natura e insumos integrais são os melhores que os industrializados, e ponto final. Para exemplificar, um pacotinho de balas pode fornecer a mesma quantidade de calorias que uma fruta. Porém, a fruta tem fibras e vitaminas que colaboram para o bom funcionamento do nosso organismo. Enquanto as balas têm apenas açúcar simples e corante artificial.
E, para finalizar, é muito importante a padronização das informações contidas nos rótulos de alimentos, mas depende de dos consumidores se antenarem para as informações contidas nestes e seu significado.

Até a próxima semana.


01/10/2014

IMITANDO GENTE GRANDE

Esta semana a Lili levou o papai para fazer óculos novos. Na ótica ela educadamente sentou na sala de espera para aguardar o papai escolher a armação e tudo mais que um óculos precisa. 

O mais engraçadinho e fofo desta história toda foi ver ela sentar na cadeira e puxar uma revista para ler. Sim com quase 3 aninhos ela acha que sabe, e como eu não perco a oportunidade, o momento foi registrado.

Ela é muito interessada em livros, revistas, quadrinhos e adora as imagens impressas neles. A revista está de cabeça para baixo mas isso é só um detalhe!!!


Olívia veste:
Meia Calça da Carinhoso

30/09/2014

SHORTS E BLUSINHA COMBINAM COM TÊNIS

Uma blusinha com shortinho e mais um sapato bonito vestem muito bem as meninas, isso toda mamys de menina sabe, é uma produção que elas adoram.

Sou uma mãe um pouco "recatada", por isso dou preferencia a shortinhos mais compridinhos (quase bermudinhas). Muitas vezes compro os shortinhos um tamanho maior, isso garante que não ficará apertado ou justo na minha menina. Confesso que tenho preferência por estes modelos mais compridinhos principalmente em passeios dentro da cidade, pois na praia o modelito pode ser mais curtinho sem nenhum problema, considero que combinam com o calor e o clima do litoral.

Para completar o look confortável que a combinação destas peças proporcionam, sugiro trocar a sapatilha por um tênis. As sapatilhas continuam em alta, mas os tênis prometem trazer ao mercado da moda muita agitação e euforia.

Adorei a produção que a Bugbee montou para as imagens do seu catálogo, os lookinhos mostram perfeitamente o que estou sugerindo a vocês (shorts+blusinha+tenis).

Para completar minha lista de sugestões e idéias de lookinhos, mostro alguns modelos de tênis da coleção Ortopé, todos cheios de charme para você mesma produzir looks lindos e diferentes para sua menina.